Em um momento em que os ad blockers representam uma grande dor de cabeça para os anunciantes na publicidade online, a empresa de mobile nascida no México, ClickWings, que tem sócios brasileiros, estabelece presença no mercado nacional com o lançamento da plataforma de mídia digital Navega Grátis. O objetivo do produto é oferecer às marcas um modelo em que, através dessa plataforma, elas veiculam filmes publicitários e recompensam os usuários que assistiram com pacotes de megabytes gratuitos para acesso à internet.

“As marcas têm ciência de que investir em mobile é uma necessidade. Nossa proposta é que elas se relacionem com os consumidores de forma relevante, sem ações intrusivas e oferecendo benefício real, no caso, os dados gratuitos”, afirma Cris Velasco, sócia e diretora de marketing da empresa, que estabeleceu parceria com Claro, Oi e Vivo, devendo chegar em breve à TIM e outras menores, atingindo quase a totalidade da base de assinantes. Os usuários dessas operadoras podem baixar o aplicativo Navega Grátis na Google Play Store (não há disponibilidade para iOS ainda) e, através dele, consumirem vídeos publicitários curtos e serem recompensados com megabytes.

Além de Cris, outro sócio do negócio é Marcio Venzi, diretor de estratégia e tecnologia. Também fazem parte da empresa Renato Marcondes, diretor de vendas e desenvolvimento de negócios, Magnus Anseklev, diretor internacional de vendas e Ricardo Mayrinck, diretor financeiro. “Muito do pacote de dados que as pessoas contratam junto às suas operadoras é consumido pela publicidade dos sites acessados pelo celular. O formato de mídia do Navega Grátis permite que as pessoas ganhem mais dados e as marcas tenham mais engajamento no mobile”, afirma Marcondes.

Segundo o profissional, a ClickWings está conversando com agências e marcas para que as primeiras campanhas sejam iniciadas nas próximas semanas. Também já há acordos fechados com ad networks. “As agências são fundamentais nessa relação. São elas que recomendam novas plataformas aos anunciantes. Como as estratégias envolvendo dados patrocinados e data rewards ainda são muito novas no Brasil, acreditamos em educar o mercado sobre o assunto”, explica ele. A empresa acredita que dois entre os públicos mais beneficiados pelo Navega Grátis serão os millenials e as classes C e D, que geralmente possuem pacotes de dados limitados e que dependem da “caça de redes wi-fi” para acessar a internet. Dessa forma, o app pretende ajudar na inclusão digital.

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Claro se movimenta

A Claro também lançou na semana passada uma oferta de conexão à internet baseada em publicidade, em parceria com a Hands. O modelo é ofertado nos hotspots públicos de wi-fi da Claro, a princípio, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Após a visualização de uma campanha de marca patrocinadora, as pessoas ganham 15 minutos de acesso à internet. Um projeto piloto foi lançado em janeiro, tendo o Banco Itaú como primeiro anunciante. A partir de agora, o modelo se torna disponível a todas as marcas. “Em um período no qual as discussões sobreadblocking estão em grande evidência, as novas possibilidades de engajamento de audiências em troca de serviços e benefícios entraram no radar de grandes marcas e é este o momento que queremos aproveitar”, afirma João Carvalho, CEO da Hands.