“O mobile está crescendo como uma erva daninha”, afirma Jonathan Wolf, chefe de departamento de produtos Criteo, empresa responsável por um estudo que mostra o crescimento do segmento mobile na participação do e-commerce em todo o mundo. De acordo com os dados, no Brasil as compras realizadas a partir de dispositivos móveis devem chegar a 22% ainda este ano. No primeiro trimestre de 2015, as compras via smartphones e tablets representaram 13% no comércio eletrônico brasileiro.

O estudo revela também que no Japão e na Coréia do Sul, pela primeira vez, a maioria das vendas eletrônicas foram feitas via mobile, com pouco mais de 50% em cada país. Em âmbito mundial, o chamado m-commerce (comércio eletrônico móvel) já representa 34% das transações online. Nos Estados Unidos, por exemplo, houve um crescimento de 10% durante o primeiro trimestre em todas as categorias do varejo, somando um total de 29% de vendas mobile.

“É uma tendência que já se torna realidade em alguns países do oriente. Esses números devem alertar as empresas quanto à importância de se investir em melhorias para seus sistemas em smartphones e tablets, além de ter um relacionamento mais próximo com o consumidor e adotar o marketing digital cross device, afinal os dispositivos móveis são quase uma extensão dos indivíduos”, afirma Alessander Firmino, diretor geral da Criteo no Brasil.

Segundo análise da Criteo, com a introdução de telas maiores nos celulares, como  iPhone 6 e o Samsung Galaxy, os consumidores estão vendo nos smartphones uma maneira conveniente de fechar seus pedidos. Para os Estados Unidos, a previsão é que em breve alcance a taxa do Japão e que mais de 50% do e-commerce seja feito via mobile.

No Brasil, 65% das compras realizadas via mobile foram por smartphones, ocupando o terceiro lugar no ranking, atrás apenas da Coréia do Sul e do Japão, que têm praticamente todas as suas vendas mobile feitas por smartphones, com taxas de 99% e 90% respectivamente.

“Os smartphones são agora a maioria dessas transações, e o crescimento do tamanho das telas e melhores sites mobile irão acelerar essa tendência”, diz o chefe de departamento de produtos da Criteo, Jonathan Wolf.

Desde o lançamento do iPhone 6, em setembro de 2014, as vendas via iPhone tiveram um aumento significante de 18%. De todas as transações ecommerce, os smartphones Android totalizaram 6% de transações no varejo e 8% em viagem. Enquanto isso, os iPhones correspondem a 9% em varejo e 9% em viagem. Em relação aos tablets, a predominância é dos Ipads, que geraram 11% de vendas no varejo, contra 2% nos tablets Android.

Em solo brasileiro, o varejo foi o responsável por 12% das vendas, enquanto o setor de viagem teve 18%. Nos smartphones  Android foram 6% no varejo e 7% em viagem; no iPhone foi 2% e 4%; no Android tablet alcançou 1% e 1%; no Ipad 12% e 18%, respectivamente.