Já faz tempo que o Instagram deixou de ser sobre fotos. Em 2013, a plataforma deu o primeiro passo para as imagens em movimento, em 2016, o segundo, com os Stories, e há 15 dias o terceiro, com o IGTV, um aplicativo para vídeos verticais de até uma hora que concorre com o YouTube. A reação dos usuários e de marcas foi imediata. Criadores de conteúdo e influenciadores digitais começaram seus canais na ferramenta, como Anitta, Pabllo Vittar e Maísa. E empresas como SBT, Band, L’Oréal e Hyundai estão testando a novidade com diferentes estratégias.

O SBT criou um canal semanal com Dalila Nobrega, atriz e humorista de A Praça é Nossa, e a Hyundai Motor Brasil escolheu vídeos diários. A montadora já compilou momentos da primeira fase da Copa do Mundo 2018, da qual é apoiadora, e um resumo da campanha Be there with Hyundai, que escolheu a frase Mais que 5 estrelas, 200 milhões de corações para o ônibus da seleção.

Jan Telecki, gerente geral de Marketing da Hyundai Motor Brasil, comenta que a empresa vê o IGTV como “uma excelente oportunidade”, por estar alinhado com a estratégia de brand content do anunciante, principalmente em vista da crescente tendência de conteúdos em vídeos.

Ela destaca ainda o fato de a marca ser a primeira da indústria automotiva a estrear no canal, justamente no momento de Copa do Mundo, cuja cobertura tem como estratégia de ativação a cobertura em tempo real, tendo como principal canal o Instagram Stories.

“O grande benefício do IGTV é a duração do conteúdo, que, por ser mais longa, permite contar estórias que geram maior engajamento. Considerando que se trata de uma plataforma nova e, nesse primeiro momento, com um alcance 100% orgânico, ficamos muito satisfeitos com os resultados de visualizações, quando comparados com outras plataformas similares. Passamos a considerar o IGTV em nossos planos de distribuição de conteúdo via social media, incluindo em todas nossas produções de vídeo formatos verticais de longa duração”, diz.

Anteriormente, a cantora Luísa Sonza lançou o programa Looks Extraordinários by Elseve com a L’Oréal, o Masterchef Brasil publicou o quadro Dicas Masterchef, idealizado e produzido pela Endemol Shine Brasil com a Band Digital. Segundo Izabela Ianelli, Audience Development Specialist da Endemol Shine Brasil, a empresa está animada com a “nova janela de exibição”. “Foi a melhor estreia do conteúdo Dicas Masterchef em uma plataforma digital até agora. Há um alto potencial de crescimento e oportunidades comerciais para o conteúdo. É o momento de pensar novas formas de narrativa”, diz.

Melissa Amorim, head de comunicação Latam do Instagram, afirma que o novo formato permite uma experiência mais imersiva e o IGTV chegou em resposta a um novo comportamento de consumo e produção de vídeo. “Isso vai chamar a atenção para novas possibilidades de parcerias. Todo tipo de conteúdo é bem-vindo no IGTV. Os criadores e as marcas vão identificar o que os deixa mais confortáveis e o que a audiência está pedindo em termos de conteúdo”, diz.
Anúncios ainda não fazem parte do IGTV, mas haverá testes para ajudar os criadores a gerarem receita. Recentemente o Instagram alcançou um bilhão de usuários e o Stories chegou a 400 milhões de usuários. Ainda não há números consolidados sobre o IGTV.

O AdoroCinema, vertical que faz parte do grupo Webedia, também entrou na plataforma.
O site aproveitou o momento em que bate a marca de um milhão de seguidores no Instagram.

“O “Take do Dia” foi apresentado no mesmo dia do lançamento do IGTV. Estrelado pela apresentadora Lhays Macedo, o programa é divulgado às 19h, com um apanhado das notícias mais relevantes do dia relacionadas a seriados, cinema e cultura pop.

A produção é um esforço conjunto da redação do AdoroCinema com o Webedia Studios e a produtora audiovisual Massiv, que trabalham na seleção do conteúdo, gravação e edição do programa. “Ser o primeiro veículo brasileiro a colocar no ar um conteúdo como esse fortalece ainda mais a nossa missão de distribuir, em todas as plataformas, a paixão que temos por filmes, séries e cultura pop”, afirma Antoine Clauzel, diretor geral do AdoroCinema.

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