Depois de passar por grandes agências como MPM, AlmapBBDO e Publicis, o publicitário Gabriel Queiroz percebeu a enorme demanda e carência por dados na área. Foi então que surgiu a ideia de montar, em 2012, uma empresa de inteligência de dados especializada no mercado publicitário. Ele uniu sua experiência e formação em mídia com o gosto por tecnologia e fundou a BBI. Solutions, empresa de business intelligence que hoje atende agências como BETC, AlmapBBDO, Grey, DM9DDB, Dentsu, Artplan, Talent e J. Walter Thompson, além de anunciantes e veículos.

“Os nossos maiores clientes são as agências, mas tem aumentado o número de anunciantes que nos procuram. Hoje atendemos diretamente Anhembi Morumbi, Hyundai, Santander e Volvo. A gente vem crescendo acima do mercado. Hoje temos 28 clientes”, conta Queiroz, sócio-fundador e CEO da BBI. A Band é outro cliente onde o publicitário também trabalhou. “Quando eu criei a empresa, ainda trabalhava na Almap e depois fui convidado para montar a área de BI da Band, onde eu fiquei por dois anos, antes de assumir a BBI por completo, a partir de maio de 2015”, lembra ele.

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Não foi à toa que o publicitário ‘abandonou’ a carreira como executivo e decidiu empreender. Afinal, hoje um dos maiores desafios do marketing e da publicidade é transformar a imensa quantidade de dados disponíveis em insights para campanhas e novos formatos de negócios. “A plataforma da BBI foi feita para ser o que a gente chama de white label, você coloca a marca que quiser”, explica ele. Essa é a explicação para não haver conflitos no atendimento.

Na opinião de Queiroz, é muito mais fácil para uma agência e/ou anunciante contratar os serviços da BBI do que criar hubs de BI dentro das próprias empresas, por uma questão de custo e especialidade. “Isso não significa que eles devem contratar gente que saiba buscar relatórios no Facebook, mexer bem com Excel, mas sim pessoas que conseguem lidar com informações no nível de banco de dados. É uma mudança no core das agências. Tem de investir em tecnologia de verdade”, ressalta o publicitário.

Queiroz conta que, das demandas que chegam para a empresa, a maioria é de pedidos para acompanhamentos de campanhas em real time. “Hoje a demanda de digital é muito grande. Para fazer um report para um cliente da performance de uma campanha, por exemplo, tem de olhar o Google Analytics, o Google Adwords e o Facebook. Tem de entrar em diferentes plataformas, por isso precisa ter uma forma de juntá-los, afinal um relatório não ‘conversa’ com o outro. É preciso ter uma inteligência para juntar isso. A máquina faz tudo. Hoje você não precisa esperar para tomar uma atitude para saber que peça está performando melhor e mudar a campanha”, exemplifica o executivo.

Segundo ele, um grande diferencial da BBI é o entendimento de mídia que os funcionários têm. “Nosso discurso é que a gente une tecnologia com mídia. Fazemos investimento pesado em tecnologia. Posso dizer que a BBI investe mais em tecnologia hoje do que as 20 maiores agências do país, porque é uma conta alta, que precisa ser tratada com atenção”, fala. “O volume de dados é muito grande, se você não tratar isso com tecnologia você não consegue manipular a quantidade de dados que tem. É humanamente impossível. Para operar um servidor, precisa ter conhecimento, pesquisar, desenvolver, por isso um diferencial nosso é estar inserido na propaganda e no ambiente de mídia”.

De acordo com o CEO da BBI, outra análise grande feita pela empresa é da concorrência do ranking do Ibope. “A ferramenta desenvolve relatórios em dez segundos. Essa é outra carga que você tira das mãos das pessoas da agência, deixando elas livres para analisar os dados”, destaca Queiroz. Outros clientes da carteira da BBI. Solutions são os veículos. Além da Band, a Flix Media e a Sony também são atendidos pela BBI.

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