Existe um consenso no mercado de que o e-mail marketing, apesar de já ser uma ferramenta amplamente utilizada, ainda não é bem aproveitada pela grande maioria das marcas. Se por um lado não há nada mais simples nos dias atuais do que disparar um e-mail, por outro fazer o e-mail ser aberto e gerar engajamento exige mais conhecimento e estratégia do que se pensa. 

De olho nesse segmento, a Kwanko, empresa francesa com 18 escritórios espalhados pelo mundo, trouxe para o Brasil uma ferramenta própria chamada Emaillbidding, primeiro marketplace de e- mail marketing mundial que tem como objetivo ajudar marcas a promoverem suas campanhas em múltiplas bases de dados. 

De acordo com os executivos da empresa, a plataforma foi desenvolvida para fazer a segmentação automatizada dos contatos já cadastrados pelas a partir de um big data que, segundo ele, aumenta as chances de o e-mail marketing não se transformar em spam no processo. Além disso, a tecnologia possibilita o controle da frequência dos disparos e duplica os dados entre as bases, evitando que o consumidor seja impactado pela mesma mensagem diversas vezes. 

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“Procuramos desenvolver uma ferramenta que pudesse trazer mais tranquilidade para nossos clientes. Por meio do Emailbidding, eles conseguem contratar disparos somente por meio de e-mails opt-in, pois nós comprovamos a origem dos dados e a forma de captação antes de validar a integração da base de um novo parceiro. Antes de massificar o disparo, a plataforma faz micro testes com o inventário contratado para identificar exatamente aquele que tem a melhor conversão para o cliente. Esse procedimento garante que o uso do inventário seja o mínimo necessário para obter o máximo de retorno”, explica Ixan Russi, diretor de Emailbidding da Kwanko.

Para o diretor-geral da Kwanko no Brasil, Jérôme Amoudruz, a empresa não é uma agência, mas também tem conhecimento para criar design e corrigir anúncios para que obtenham melhores resultados entre os internautas. “Somos uma vitamina através de tecnologia, dados e conteúdo”, afirma, explicando que a Kwanko se posiciona no mercado como uma aceleradora de negócios digitais. “Não somos uma agência. Nosso trabalho começa quando a mensagem da campanha já está estruturada. A partir daí, damos performance para a criação e sugerimos ajustes que aumentam a eficácia dos anúncios de acordo com os resultados em andamento”, explica. 

Segundo o diretor regional da América Latina, Christophe Matos, outro diferencial é o alcance da plataforma. A empresa tem acesso a 50 milhões de e-mail apenas no Brasil e gera 4 bilhões de impressões mobile por mês. “Quando a crise acabar, o mobile vai se multiplicar por dois”, analisa. 

Entre os clientes da empresa no Brasil estão companhia como Walmart.com, Booking.com, Centauro e OLX.