Desenvolvido pela plataforma de análise e desempenho de marketing digital e mídias sociais, o relatório oferece informações detalhadas sobre o estado do engajamento e publicidade, além de temas emergentes para o próximo ano. Para isso, a Socialbakers utilizou dados de mais de 10 bilhões de conteúdos gerados por mais de 17 milhões de perfis.

Entre as principais conclusões do relatório de tendências, a Socialbakers descobriu que os profissionais de marketing podem encontrar mais oportunidade em termos de escala e interação do público no Facebook e de sua família de aplicativos do que em plataformas concorrentes. Com 2,27 bilhões de usuários ativos mensais, a família de aplicativos do Facebook ainda é o local onde a maior interação do consumidor com a marca acontece online.

No entanto, em termos de engajamento por usuário, o Instagram sai em disparada. Os dados da Socialbakers apontem que, embora o Instagram tenha um público total menor em comparação ao Facebook, os usuários da rede de compartilhamento de fotos e vídeos são muito mais ativos. Isso mostra que o Instagram está se tornando cada vez mais poderoso como uma plataforma para capturar o engajamento de qualidade dentro de comunidades pequenas e direcionadas.

De acordo com Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, em breve a rede de compartilhamento de imagens deve superar o parceiro Facebook. “O Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook, apesar de ter um tamanho de público significativamente menor. Como resultado, vemos as empresas migrando seus investimentos para o Instagram”, completa a executiva.

Não por acaso, em 2018, as campanhas publicitárias do Instagram aumentaram, atingindo a maior taxa de adoção em junho. Embora tenha diminuído desde então, o crescimento contínuo do público do Instagram, apontam também por maiores investimentos em publicidade dos profissionais de marketing. Ao comparar a distribuição de gastos com anúncios por plataforma de mídia social de 2017 a 2018 entre os dois principais serviços de propriedade do Facebook, os anúncios do Instagram aumentaram em 2018, enquanto a porcentagem de gastos gerais com anúncios no Facebook diminuiu.

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