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O Google anunciou ontem (7), durante a abertura do Google I/O, sua conferência anual para desenvolvedores, novos recursos para aumentar o controle de privacidade dos usuários e a transparência dos anúncios exibidos por meio de suas plataformas. No caso do Chrome, agora ficou mais fácil para usuários fazerem a limpeza de cookies, enquanto no caso de publicidade, o Google anunciou mais transparência sobre o uso de dados para personalização de anúncios.

Durante o evento, o Google se comprometeu a oferecer ainda mais transparência aos usuários, que poderão ter acesso aos dados usados para personalizar anúncios e às empresas envolvidas nesse processo. Estes esforços vão envolver o lançamento dos seguintes recursos ao longo dos próximos meses:

  • Extensão de código aberto: ela permitirá que usuários de serviços do Google, independentemente do navegador, tenham conhecimento das empresas envolvidas na exibição de um anúncio. A extensão do navegador também mostrará as informações usadas para personalizar um determinado anúncio para aquele usuário;
  • Interfaces de programação de aplicativos (APIs): outras empresas da indústria da publicidade poderão também divulgar essas informações, caso desejem, usando APIs do Google. Ela vai permitir que pesquisadores e outras pessoas possam visualizar a analisar dados agregados e anônimos sobre como essas APIs estão sendo usadas.

Embora seja importante fornecer mais informações aos usuários, o Google também acredita que disponibilizar publicamente esse tipo de informação ajudará a aumentar a transparência do ecossistema de publicidade em todo o mundo.

Novas soluções para aplicativos

O Google também anunciou novas soluções de publicidade em aplicativos para ajudar as empresas dos desenvolvedores. O objetivo é auxiliar esses profissionais a alcançarem os usuários que têm maior potencial de engajamento.

Em junho, o Google vai dar mais um passo nesse sentido ao lançar globalmente uma nova opção de lance conforme o retorno de investimento no anúncio (tROAS). Ele permitirá que os desenvolvedores paguem mais para alcançar usuários com maior probabilidade de gastar mais em seu app e menos naqueles com menor probabilidade de pagar pelo serviço. Hoje, as App Campaigns já permitem que os desenvolvedores escolham opções de lances para atrair usuários que vão instalar o app ou tomar alguma ação dentro do app.

Para ganhar a atenção desses usuários, o Google também anunciou novas formas de desenvolver e gerenciar criativos, incluindo a criação de múltiplos grupos de anúncios na mesma campanha com diferentes temas e mensagens e parcerias com agências globais para ajudar os desenvolvedores a gerenciar seus criativos.

Outro passo importante envolve a monetização efetiva dos aplicativos, mantendo os usuários engajados. No ano passado, a AdMob anunciou o período de testes de um novo modelo de monetização chamado Open Bidding, que permite que os desenvolvedores usem automação para maximizar o valor de cada impressão de seus anúncios. Atualmente, dezenas de desenvolvedores estão participando dos testes e, durante o I/O, a AdMob anunciou que o novo modelo será oferecido a todos os desenvolvedores globalmente até o final de 2019.