Google apresenta primeiro Doodle desenvolvido com Inteligência Artificial

No Brasil, novidade estará disponível a partir da 00h01 e ficará on-line por 48h

Reprodução/Youtube

Nesta quinta-feira (21), o Google celebra o renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach com o primeiro Doodle desenvolvido com Inteligência Artificial. Feito em parceria com as equipes do Google Magenta e do Google PAIR, o Doodle é uma experiência interativa que incentiva os usuários a compor uma melodia. Ao pressionar um botão, o Doodle usa o aprendizado de máquina para harmonizar a melodia personalizada no estilo musical de Bach (ou um Bach em estilo híbrido de rock dos anos 80, se o internauta encontrar um easter egg especial no Doodle).

O primeiro passo no desenvolvimento foi a criação de um modelo de aprendizado de máquina para potencializá-lo. O modelo usado no Doodle desta quinta-feira foi desenvolvido por Anna Huang, responsável pela criação do Coconet: um modelo versátil que pode ser usado em uma ampla gama de tarefas musicais - como harmonizar melodias ou compor a partir do zero.

O Coconet foi treinado em 306 das harmonizações de coral de Bach. Seus corais sempre têm quatro vozes, cada uma carregando sua própria linha melódica, enquanto criam uma rica progressão harmônica quando tocadas juntas. Essa estrutura concisa os tornou bons dados para o treinamento de um modelo de aprendizado de máquina.

Em seguida vieram os parceiros do PAIR que usaram o TensorFlow.js para permitir que o aprendizado de máquina acontecesse inteiramente dentro do navegador da Web (em vez de rodar utilizando toneladas de servidores, como faz tradicionalmente o aprendizado de máquina). Para casos em que o computador ou dispositivo de alguém pode não ser rápido o suficiente para executar o Doodle usando o TensorFlow.js, o Doodle também é fornecido com as novas unidades de processamento Tensor do Google, uma forma de lidar rapidamente com tarefas de aprendizado de máquina em data centers.

Esses componentes, combinados com arte e engenharia da equipe do Doodle, ajudaram a criar a novidade que estará disponível no Brasil a partir da 00h01 e ficará on-line por 48h

Veja:

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações