Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (22), Kim Spalding, diretora global de desenvolvimento de produtos para PMEs, e Rodrigo Rodrigues, diretor de Google Customer Solutions para o Brasil, se reuniram com jornalistas na sede do Google, em São Paulo, para falar sobre como a inteligência artificial está ajudando pequenas e médias empresas a alcançarem mais resultados com marketing digital.

Kim começou sua fala ressaltando de que de 2013 a 2017, a internet ganhou quase um bilhão de novos usuários. Quase metade deles estavam em 11 países em desenvolvimento na Ásia, África e América Latina (incluindo o Brasil), segundo o Euromonitor. Esses 11 mercados também serão responsáveis ​​por uma parcela significativa do próximo bilhão de usuários que entrarão em operação até 2021, de acordo com uma análise das tendências econômicas e demográficas do Google e da Bain & Company.

“Meu time está aqui esta semana falando com pequenos negócios no Brasil para entender como eles usam o Google”, revela Kim. “Eu fui dona de um pequeno negócio durante nove anos. Meu marido e eu comandávamos uma adega, fazíamos vinho tinto. Tínhamos a experiência típica dos donos de um pequeno negócio”, comenta a executiva.

Para ela, pequenos negócios são extremamente importantes. Eles são a “espinha dorsal” da economia. “Se os pequenos negócios crescem, a economia cresce”, diz.

Quando online, as pequenas e médias empresas são três vezes mais propensas a crescer e contratar novos funcionários. “O digital pode, realmente, destrancar o crescimento para as PMEs e pensamos que isso é uma ferramenta realmente poderosa”, afirma.

O Google tem uma série de ferramentas e programas para dar vantagens para os pequenos negócios na internet. Há três produtos principais, o primeiro deles é gratuito e é o famoso Google Meu Negócio. “O objetivo é ajudar usuários a acessar seu negócio na busca do Google e do Maps”, diz Kim. O dono do negócio pode fazer o upload de fotos, publicações, analisar comentários, entre outros. “96% dos brasileiros usam a busca do Google antes de escolher uma empresa para ligar ou visitar”, ressalta a diretora. Mesmo que a empresa não tenha site, ela pode preencher o My Business de graça.

A segundo é o Campanhas Inteligentes, produto de Google Ads específico para os pequenos negócios. “Você pode configurar o Campanhas Inteligentes em menos de 10 minutos”, relata Kim. A tecnologia facilita o desenvolvimento das campanhas para as PMEs e cria, até mesmo, sugestões de textos para os anúncios.

O terceiro é o programa “Cresça com o Google” que ajuda as PMEs com cursos e treinamentos para que elas consigam alavancar seus negócios.

Veja a íntegra da entrevista de Kim Spalding na próxima edição impressa do PROPMARK.