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Nesta quarta-feira (17), Diogo Sato, especialista de soluções do Google, palestrou durante o Fórum E-Commerce Brasil 2019 e abordou novidades da automatização de campanhas e de como as ferramentas de inteligência artificial podem gerar resultados mais efetivos para as marcas.

Sato iniciou sua fala argumentando como a mobilidade mudou radicalmente o mercado. “Tráfego mobile já superou de longe o de desktop”, analisa o profissional. “Muitas empresas ainda não estão preparadas para essa tendência”, complementa lembrando que consumidores que desistem de visitar um e-commerce depois de alguns segundos tentando carregar a página são vendas perdidas para o negócio.

Além disso, o especialista comentou como é difícil agir em tempo real quando o assunto é a intenção do consumidor. “O mercado está muito rápido e muito dinâmico. O que você quer hoje, provavelmente, é diferente do que você queria ontem”, afirma. Por isso a inteligencia artificial é útil para o comércio eletrônico. “Com ela, a gente consegue ser mais assertivo e com uma rapidez muito mais eficiente”, justifica.

Na sequência, ele mostrou exemplos de inteligência artificial que já fazem parte do dia a dia de muitos como, por exemplo, as sugestões da Netflix e do Spotify para os usuários. “Eles já sabem o que você quer”, analisa. Como trazer esta automação para a publicidade? Segundo Sato, o Google utiliza machine learning em quatro áreas chaves: lances inteligentes; criativos inteligentes; campanhas inteligentes e atribuições inteligentes. “Esses quatro fatores trabalhando em conjunto fazem com que nossas campanhas funcionem de maneira mais tranquila e efetiva”, afirma.

Em lances inteligentes, por exemplo, a ideia é facilitar a vida de quem cria as campanhas de anúncios do Google. Na configuração manual, há a preocupação em configurar o tempo, local, definir interesses da audiência, dado demográfico, audiência etc. “Ficar olhando tudo isso todo dia demanda um esforço de trabalho. E não é efetivo”, diz Sato. Caso escolha a versão automatizada, o Google irá entender o comportamento do usuário, quais os melhores lances, ajustes pra cada tipo de leilão, tornando a performance de desempenho mais efetiva.

Mas o especialista alerta: não adianta nada só trabalhar no operacional “se a gente não olhar também a parte de criativos”. Sato revela que 75% do resultado do impacto da publicidade são determinados pela qualidade das peças. A automação auxilia e gera opções diversas para que os resultados sejam mais efetivos.

As campanhas inteligentes também auxiliam o anunciante a obter melhores resultados, segundo Sato. “Automatizar os lances já dá incrementos de 20 a 30%”, relata. O ideal é fazer incrementos em cima de incrementos. Juntar criativos inteligentes com lances inteligentes e o grande diferencial será a segmentação inteligente da campanha.

Além disso, quando o anunciante fornece o CPA (Custo Por Aquisição) desejado, orçamento da campanha e recurso criativo, o Google entrega acesso ao inventário completo, permitindo que os ads rodem na pesquisa, display, e-mail e Youtube.

Sato também mencionou, especialmente para o e-commerce, a força das campanhas de Shopping Inteligentes. “Toda parte de otimização é feita através do Google”, explica o profissional que destaca que as campanhas também rodam em todo o inventário da plataforma. “Elas não se sobrepõem, trabalham em conjunto para trazer melhor resultado”, diz.