Se você pudesse apostar em quais foram os termos mais procurados do Google no Brasil em 2016, provavelmente não apostaria em “preguiça de três dedos”, “pochete” ou “granola”, certo? Pois essas foram apenas algumas das palavras que tiveram aumento extraordinário nas buscas em janeiro, julho e setembro, respectivamente. 

Como de praxe, o Google Trends divulgou sua retrospectiva com as principais buscas do Brasil e do mundo em diversas categorias neste ano. No Top 10 Brasil, por exemplo, estrelaram o game Pokémon Go, Jogos Olímpicos Rio 2016 e Big Brother Brasil. As olimpíadas aparecerem em diversas categorias, entre elas, a de esportistas, onde todos os nomes competiram no Rio de Janeiro, em agosto. Destaque para o ginasta Arthur Nory, medalha de bronze no solo.

Fernando Frazão/ Agência Brasil/ Divulgação

Na categoria “Pessoas”, o ex-presidente Lula encabeçou a lista, refletindo o momento político e econômico do País com as denúncias da Operação Lava Janto. Em segundo lugar figurou a apresentadora Ana Hickman. A ex-modelo sofreu tentativa de assassinato por um fã, em maio. A morte de David Bowie, em janeiro, também movimentou a internet.

A busca dos brasileiros por explicações para determinados fatos gerou resultados curiosos no levantamento. “Por que Geraldo Luiz saiu da Record”; “Por que o Reino Unido quer sair da União Europeia” e “Por que Monica Iozzi vai sair do Video Show” evidenciaram o interesse por assuntos ligados a programas de TV e política internacional.

Na categoria “O que é”, o termo mais buscado foi “crush”, palavra herdada do aplicativo Tinder, usada para indicar o paquera ou pessoa que esteja a fim. “O que é amor” e “O que é substantivo” ficaram na sequência, respectivamente. Não menos importante, a categoria “como fazer” também revelou peculiaridades brasileiras. “Como fazer amoeba”, também conhecida como “geleca” foi líder no segmento, seguida por “como fazer inscrição Enem 2016” e “como fazer crepioca”, lanche que se tornou bastante popular no mundo fitness como opção ao pão francês nas dietas. 

Globalmente, assuntos mais esperados integraram as pesquisas, como o game Pokémon Go, o lançamento do Iphone 7 e a eleição de Donald Trump para a presidência norte-americana, em novembro. O candidato republicano também integrou a categoria “Pessoas”, ao lado da concorrente democrata Hilary Clinton e o nadador Michael Phelps, maior atleta olímpico da história, com 28 medalhas em Jogos Olímpicos.