O Google está divulgando uma petição online contra os projetos de lei Sopa (Stop Online Piracy Act) e Pipa (Protect IP Act), que tramitam no congresso norte-americano e legislam sobre o conteúdo postado na internet. A iniciativa faz parte do movimento “End Piracy, Not Liberty”, que já reúne 66 empresas de internet.

Segundo a página da petição, os dois projetos de lei “censurariam a web e imporiam dolorosas regulações aos negócios” nos Estados Unidos. “Milhões de americanos são contra o Sopa e a Pipa porque tais leis reduziriam o crescimento econômico do país”, diz o texto. O site traz ainda a lista das empresas que são contrárias aos projetos e afirma de que eles seriam “ruins para o mercado de trabalho e para a inovação”. Por enquanto, apenas cidadãos residentes nos Estados Unidos podem assinar.

O Sopa causou a indignação de companhias da internet com propostas polêmicas, como a que responsabiliza os sites pelo conteúdo postado em suas páginas – e não os usuários. De acordo com a proposta, se alguém posta um filme pirata em sites de download ou mesmo nas redes sociais, as medidas poderiam variar de suspensão da URL ou mesmo prisão dos responsáveis pela página.

Leia também:
Sopa mobiliza gigantes da internet
Google, Facebook e Twitter ameaçam blecaute
Reddit também prepara blecaute
Wikipedia também sai do ar