Google traz insights sobre “faça você mesmo” mais buscados

Tutoriais sobre como consertar janelas, portas e geladeiras despontam no Brasil

Procurar informações no Google se tornou tão corriqueiro que ganhou há algum tempo verbo próprio. “Dá um Google” ou “googar” são apenas algumas expressões criadas para as buscas no site. E no hall de termos mais buscados, os tutoriais no estilo faça você mesmo despontam como os mais populares. É o que revelou o jornalista especializado em dados Xaquin G.V, que desenvolveu em parceria com o Google News Lab uma plataforma interativa com curiosidades sobre os termos mais procurados.

No site How-to-fix-a-toilet.com os leitores podem ter um panorama por meio de geolocalização dos termos mais procurados. No Brasil, por exemplo, “como consertar janelas, portas, paredes e geladeiras” despontam. Mas atividades simples, aparentemente óbvias, também aparecem nas buscas globalmente. No segmento cozinha, termos do tipo “como fazer panquecas”, “como fazer torrada francesa” e “como cozinhar ovos” são os mais procurados.

“Como você pôde perceber ao ler esse material, o projeto tem objetivo de evidenciar o quanto nós somos dependentes dessas pesquisas para saber como fazer as coisas do dia-a-dia”, disse Xaquin na descrição do site.  Em um recorte mais regionalizado, por exemplo, descobrimos que na América Latina, as dúvidas variam bastante, principalmente no quesito “como consertar”. Na Venezuela e Paraguai, as máquinas de lavar causam maior volume de dúvidas. Na Bolívia, o vaso sanitário, enquanto Agentina, Uraguai e Chile compartilham do mesmo dilema que os brasileiros: “como consertar geladeiras”.

Na categoria relações e sentimentos, mais revelações. Os termos “como beijar” e “como engravidar” são os mais procurados. “Como impressionar uma garota” e “como saber se uma garota gosta de você” também são tendências de busca. Mas não são apenas assuntos mais “filosóficos” que intrigam os usuários de internet. Dúvidas de “gente grande”, do tipo “como fazer um currículo” ou “como começar um negócio” também tem grande volume.

Entre os termos recorrentes, fica evidente quais preocupações se repetem todos os anos. “Como perder peso” é um termo que se repete principalmente em janeiro. Já em abril, a concentração pela ´pergunta “como convidar alguém para o baile” desponta no buscador. 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações