Reprodução/Youtube

Um dos temas em voga do ano de 2018 foi a representatividade dos negros na publicidade. Muitas marcas escolheram um casting diverso para suas campanhas. Mas quais fizeram isso da melhor maneira? Pensando nisso, o grupo Publicitários Negros pediu para seus membros votarem nas campanhas que melhor retrataram negros em 2018.

A votação foi fechada a membros no Facebook. Vale lembrar que o PN – que também tem perfil no Instagram e grupo no WhatsApp – funciona como uma espécie de hub para profissionais negros da publicidade e comunicação. Os membros divulgam vagas de trabalho e se ajudam mutuamente promovendo os profissionais em posts no Instagram @publicitariosnegros.

Confira as cinco mais votadas:

O filme predileto do grupo tem assinatura da AlmapBBDO e foi feito para O Boticário. Aliás, um comercial que gerou polêmica à época que foi lançado. Hoje, o vídeo possui 18 mil dislikes no Youtube. Em compensação, conta com mais de 10 milhões de views e 129 mil likes.
https://www.youtube.com/embed/-9tTjYmnVLE

O segundo filme da lista obteve 70 votos e foi criado pela Africa para a Vivo. Com a assinatura “Viva mais você e menos o mesmo”, a operadora mostrou que a tecnologia pode ajudar em muitas situações e transformar pessoas. O comercial “Penteado” foi lançado em agosto de 2018 e teve uma repercussão espontânea surpreendente.
https://www.youtube.com/embed/tWXTlkmYu6E

O terceiro filme mais votado é assinado pela JWT e traz o tema Afrofuturo. No Mês da Consciência Negra, a marca resolveu celebrar a beleza, história e o futuro.
https://www.youtube.com/embed/-20psluJ8-M

Itaú fecha a lista de Top 5 com duas campanhas assinadas pela DPZ&T. Em quarto lugar, o belo filme da campanha Leia Para Uma Criança. Em quinto, surge o clipe da iniciativa #VaiGarota.
https://www.youtube.com/embed/3ZEPeVGVVYo