Como as empresas têm se posicionado em ambiente mobile? Seus sites são otimizados para uma melhor experiência do consumidor? E quanto ao conteúdo e sua rapidez de resposta? Esses foram alguns dos 60 critérios avaliados pela agência digital Ansible no ranking MDEX.

Os resultados sobre a presença mobile das empresas brasileiras foram apresentados nesta segunda-feira (10), por Travis Johnson, presidente global da Ansible, durante o MMA Leadership Forum Brasil, evento da Mobile Marketing Association (MMA), em São Paulo .

O levantamento foi feito em 15 países, e no mercado brasileiro, empresas de tecnologia e do varejo tiveram protagonismo, tendência observada também no ranking global. Em terreno nacional, Guaraná é líder no top 10, seguida por Gol, Mercado Livre, Americanas.com, Netshoes, Extra, Nike, OLX, Caixa e Dafiti. Globalmente, algumas marcas tiveram desempenho semelhante. Em primeiro lugar, o Facebook, seguido por Amazon, 7-Eleven, Hyundai, Microsoft, Nike, Google, Adidas, OLX e Target.

A experiência do usuário na versão mobile é um dos fatores decisivos no relacionamento com as marcas. Segundo o executivo, até 2020, esse fator vai superar o preço ou produto na hora de decisão de compra em smartphones e tablets. O levantamento também revelou que 61% dos consumidores mudam para outro site quando sentem dificuldades em achar o que buscam no versão mobile das empresas.

Além dos resultados do MDEX, o MMA Leadership Forum Brasil contou com a presença de Greg Stuart, CEO global da MMA, que trouxe um panorama sobre os desafios e avanços do marketing digital no Brasil e no mundo. O executivo comentou ainda sobre as mudanças na jornada do consumidor, que tem cada vez mais privilegiado a comunicação mobile para pesquisar e comprar produtos e serviços.

Stuart apresentou ainda o Marketing Attribution Think Tank (MATT), nova solução para anunciantes medirem com mais confiança e assertividade o retorno de suas ações de mobile marketing. “Para estar à frente da concorrência, as marcas precisam também entedender como otimizar o mobile não somente dentro do seu marketing mix, mas também dentro do próprio projeto mix de ferramentas disponíveis dentro do mobile em si”.