Exatos cinco anos após anunciar a possibilidade de vídeos na plataforma, o Instagram apresentou nesta quarta-feira (20) o IGTV, um aplicativo para vídeos verticais longos  (de até uma hora) que concorre com o YouTube.

Kevin Systrom, CEO e cofundador do Instagram, destacou os três principais pontos do IGTV: mobile first, desenvolvido com foco no uso do celular, com os vídeos exibidos na vertical e em tela cheia; visualização mais simples, com o vídeo começando assim que o app é aberto, sem necessidade de pesquisa; e mais qualidade, com usuários  que são habituados a produzir conteúdo na própria plataforma.  

O executivo também anunciou que o Instagram alcançou a base de um bilhão de usuários, e lembrou o histórico da plataforma de apenas oito anos, falando dos lançamentos de 2013 (vídeos) e 2016 (stories). Segundo ele, o IGTV foi “feito para ter os melhores vídeos e não todos os vídeos”. 

 

Uma publicação compartilhada por Instagram (@instagram) em 20 de Jun, 2018 às 11:10 PDT

 

Embora exista um aplicativo independente, é possível assistir a partir do próprio Instagram. O IGTV estará disponível globalmente nos sistemas operacionais iOS e Android nas próximas semanas.

Para celebrar o lançamento, alguns dos criadores, incluindo brasileiros, começaram a adicionar conteúdo em seus canais, como Anitta (@anitta), Pabllo Vittar (@pabllovittar) e Maísa (@maisa).

O anúncio global foi feito simultaneamente em Nova York, São Francisco, Londres e São Paulo, e teve transmissão ao vivo pelo próprio perfil da rede social.

Leia mais
O que selfies, pizzas e fake news têm a ver com as novidades do Google?
Instagram disponibiliza venda por meio de vitrine