Rede social vai começar devagar, mas confirma publicidade no feed dos usuários

 

É oficial: comprado pelo Facebook em abril deste ano (leia mais aqui), o Instagram, rede social baseada na publicação de imagens, passará a ter mensagens publicitárias na timeline dos usuários. Inicialmente, o serviço deve impactar apenas os usuários americanos. “Nos próximos meses, você talvez veja um anúncio ocasional no seu feed do Instagram, se você for dos Estados Unidos”, informou o blog da plataforma nesta quinta-feira (3).

A intenção, porém, é “pegar leve” no início, testando modelos de inserção publicitária para evitar o descontentamento dos usuários. “Ver fotos e vídeos de marcas que você não segue será novo, então vamos começar devagar. Vamos nos focar em entregar uma pequena quantidade de fotos e vídeos lindos e de alta qualidade, de algumas marcas que já possuem um grande número de seguidores no Instagram”, continua o post.

Assim como já acontece no Facebook, os usuários terão a opção de marcar anúncios como “irrelevantes”, auxiliando a rede social a definir perfis de usuários e indicar às marcas aquelas mensagens que não geraram grande impacto positivo. Ainda no comunicado, a equipe do Instagram enfatiza esperar que a publicidade seja “interessante e criativa da mesma forma que os anúncios que você vê quando folheia sua revista favorita”.

De acordo com dados do eMarketer, os anunciantes devem fechar 2013 tendo investido nada menos que US$ 9,5 bilhões em publicidade nas redes sociais, número 30,5% maior que o de 2012.

*com informações do AdWeek