Algumas semanas depois do boicote feito ao Google por diversos anunciantes na Inglaterra e no Reino Unido, que retiraram sua propaganda do YouTube devido à associação inapropriada de suas marcas a vídeos de conteúdos extremistas e ofensivos, o gigante digital reagiu e anunciou medidas para reforçar a segurança do seu sistema e tentar conter a desconfiança geral que se instalou no mercado em relação à publicidade digital. Uma das novidades é que a empresa vai passar a oferecer relatórios de segurança de marca no YouTube feitos por instituições do mercado.

“Como parte do nosso compromisso de proporcionar ainda mais transparência e visibilidade aos nossos parceiros de publicidade, começaremos a oferecer relatórios de segurança de marca no YouTube feitos por instituições reconhecidas no mercado. Estamos trabalhando com empresas credenciadas pelo Media Rating Council (MRC) para verificação de anúncios e começaremos a integrar essas tecnologias em breve”, declarou o Google em comunicado.

Philipp Schindler, Chief Business Officer do Google, destacou que os vídeos sinalizados pelos anunciantes  receberam menos de um milésimo do percentual das impressões totais de anúncios feitos por empresas. “Após conversarmos com muitos dos nossos principais anunciantes, ficou evidente que os vídeos que eles haviam sinalizado receberam menos de um milésimo do percentual das impressões totais de anúncios feitos por empresas. É claro que removemos esses anúncios imediatamente quando descobrimos que foram exibidos por engano em conteúdos que não atendem às nossas políticas”, disse Schindler.