O Bot no Messenger “Amigo Anônimo”, desenvolvido pela agência J. W. Thompson para os Alcoólicos Anônimos, acaba de ser reconhecido pelo Facebook Awards. A premiação global elege iniciativas que criaram experiências relevantes para os usuários da rede social. O case foi o único brasileiro eleito nesta edição.

A ação foi criada para celebrar os 70 anos dos Alcoólicos Anônimos no Brasil e teve como objetivo oferecer ajuda e orientação aos jovens ao mesmo tempo em que mantinha o anonimato dos jovens que buscaram apoio na fan page da entidade.

Para o projeto foram levantadas 34 horas de depoimentos de frequentadores do AA, a fim de formar um banco de conteúdo a ser convertido nas respostas e interações com os jovens no Messenger.  Nas primeiras 48 horas depois do lançamento, a página do AA no Facebook ganhou 20 mil seguidores e o bot reuniu 70 mil usuários. A entidade também recebeu 10 vezes mais e-mails por dia, e seu site registrou o dobro de acessos.

“Estamos muito orgulhosos do reconhecimento ao AA, pelo exemplo de como a tecnologia pode ajudar a construir comunidade melhores e prestar apoio às pessoas quando elas precisam de ajuda. Este prêmio também reconhece a criatividade impactante pela qual o Brasil é reconhecido globalmente”, ressaltou o vice-presidente do Facebook para América Latina, Diego Dzodan.

O vídeo com o case está disponível no site da premiação.