LinkedIn, posicionada como a maior rede profissional do mundo, anuncia  que superou a marca de 20 milhões de perfis brasileiros, o que coloca o país em terceiro lugar em números de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Segundo a rede, desde 2010, quando foi traduzido para o português, o LinkedIn acelerou seu crescimento no Brasil. Chegou a 10 milhões no final de 2012, 15 milhões no final de 2013 e agora atinge 20 milhões de usuários.

Nesses cinco anos no país, os perfis se diversificaram bastante; saíram de uma concentração nas áreas de tecnologia e telecomunicações e expandiram para profissões em outras indústrias, como educação, recursos humanos, saúde, marketing, construção e finanças. A participação de mulheres aumentou consideravelmente, passando de 31% para 45%.

Hoje, a rede tem mais de 1.000 empresas clientes, desde startups até grandes corporações. “O LinkedIn provocou grandes transformações, tanto na forma de atrair talentos, quanto na forma de agências e anunciantes engajarem com seus consumidores por meio de conteúdo profissional”, afirma Osvaldo Barbosa de Olivera, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina.

Em um ritmo de crescimento de dois novos usuários por segundo, o LinkedIn já conta com 347 milhões de pessoas em todo o mundo. No quarto trimestre de 2014, 75% dos novos usuários vieram de fora dos Estados Unidos e o público que mais cresce na rede são os estudantes universitários.

Mais usadas

O LinkedIn fez um levantamento das palavras mais usadas pelos brasileiros em seus perfis em 2014. Pelo segundo ano consecutivo, a palavra “responsável” aparece no topo da lista. Confira:

1. Responsável

2. Estratégico

3. Criativo

4. Sólida experiência

5. Extensa experiência

6. Experiência internacional

7.  Especializado

8. Planejamento estratégico

9. Apaixonado

10. Motivado