Reprodução/Facebook

A Jendayi Cosméticos contratou modelos para interpretarem vítimas da tragédia de Brumadinho na produção do “ensaio-protesto Brumadinho Clama”.

Publicado nas redes sociais da marca e produzido por Jorge Beirigo, fotógrafo e diretor de marketing da empresa, o editorial mostra a representação de famílias cobertas de lama junto à bandeira do Brasil.

“O objetivo da campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… a beleza da vida. […] Nossos cosméticos embelezam os cabelos, mas nossas atitudes podem deixar um sorriso, um olhar, uma familia, um sonho… mais iluminado e bonito. Nossa empresa está nesta luta”, defende Beirigo.

Apesar de contar com apenas 427 seguidores em sua página no Facebook, a publicação original da campanha já tem com mais de 9 mil reações, 4 mil comentários e 2 mil compartilhamentos. A maior parte do engajamento, no entanto, são críticas à falta de sensibilidade e acusações de oportunismo em relação ao rompimento da barragem da Vale na cidade, que deixa, até o momento, 60 mortos e 292 desaparecidos.

Apesar do ensaio ainda estar no ar no Facebook, o Instagram da Jendayi está desativado. 

“Que vexame”, “não bastasse a falta de noção e o mal gosto, ainda tem piadinha publicitária de CLAMA com LAMA” e “Brumadinho Clama. Clama respeito também. Adorei conhecer a marca que nunca vou usar ou indicar. A curiosidade agora é como este oportunismo será visto pelo CONAR, que é o órgão que regulamenta as práticas publicitárias / incluindo as abusivas de oportunidade” são alguns dos comentários publicados nos canais da empresa.

Em nota de esclarecimento, a Jendayi Cosméticos afirma que irá doar ração para animais da cidade e que enviará à Brumadinho uma equipe para apurar informações sobre quais itens as vítimas estão precisando. “Sobre a foto principal da campanha, nosso fotógrafo criou uma imagem para ilustrar nossa campanha social. A foto não foi feita no local da tragédia”, comenta a marca.

Divulgação

 Críticas a personalidades

Gisele Bündchen e a digital influencer Mari Moon excluíram de seus perfis no Instagram fotos que postaram em “homenagem” à tragédia após também serem alvos de críticas de internautas.

A modelo havia publicado uma imagem onde aparecia orando envolta de um véu verde e foi condenada pelo excesso de “produção” para falar sobre o tema.  

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Por sua vez, a youtuber havia postado uma maquiagem para “expressar sua tristeza”, com lágrimas em formato de coração. No Twitter, Mari Moon se explicou aos seuguidores: “Desculpaí já apaguei. Eu tava triste e na hora de fazer minha make quis deixar lágrimas e passar o dia com elas na cara. Achei artístico e sincero, mas aparentemente não deu certo. Não precisa me crucificar, não. Nunca quis usar o problema pra chamar atenção, quem me conhece sabe”, afirmou.

Já o cantor Nego do Borel, que desde o ano passado vem recebendo acusações de homofobia e transfobia pela comunidade LGBT, também postou foto onde aparece rezando e com legenda lamentando o ocorrido em Brumadinho. No entanto, o que vem despertando comentários negativos na publicação é o fato da imagem ser uma sequência de outra já publicada pelo próprio cantor para celebrar o Ano Novo.

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