Desde muito novo, sempre gostei de acompanhar tendências e de ser um early adopter, termo que se refere a pessoas que começam a usar um produto ou tecnologia assim que ela se torna disponível. Foi esse meu gosto pelo novo que me fez tentar baixar um joguinho em um celular de tela colorida, que era a grande inovação da época, enquanto eu aguardava o embarque de um voo. Mais tarde, essa tal “curiosidade” também me motivou a começar a operação da Samba Tech, empresa da qual sou fundador e CEO.

No início da Samba, éramos uma empresa obstinada a dominar o mercado brasileiro de joguinhos de celulares, mas, com tempo, começamos a ser cada vez mais espremidos pelo mercado. O meu gosto pelo novo me fez perceber um movimento interessante que estava acontecendo no mercado de vídeos: a gigante Google estava adquirindo o YouTube. Esse movimento fez com que eu mudasse não só o foco da minha empresa, mas também toda a sua história.

Naquela época, tratávamos o vídeo como uma aposta, algo que poderia ser o futuro da comunicação. Hoje, esse futuro chegou! Os vídeos online têm dominado a internet e a maioria das grandes marcas de diferentes segmentos e mercados já perceberam que o vídeo marketing continua sendo a grande tendência dos próximos anos, e o fato de que o custo de produção de vídeos reduziu mais de 60% em comparação à última década é um grande facilitador desse movimento.

Em contrapartida, está cada vez mais fácil produzir vídeos de qualidade, com equipamentos simples, como por exemplo um smartphone, e sem necessidade de grandes investimentos. A qualidade é importantíssima, mas o verdadeiro desafio é criar um conteúdo que o seu público deseja assistir e com o qual ele queira interagir. Quando você engaja a sua audiência e incentiva o compartilhamento, é o momento em que os resultados mais expressivos aparecem.

Tudo isso tem contribuído para que seja cada vez mais comum empresas investindo em marketing em vídeos para construir uma estratégia que ajuda a aumentar sua visibilidade, construir uma identidade para a sua marca e mostrar para seus clientes — atuais e futuros — como o negócio funciona e porque ele é diferente da concorrência.

Mas, se formos falar aqui sobre tendências de mercado e vídeos online, é impossível não citar o Mobile Marketing. Você sabia que os acessos via smartphone e tablets já ultrapassaram os acessos de desktop nas redes sociais? Que até 2020 estima-se que 82% será o percentual do tráfego mobile global de dados utilizando vídeos? Que 57% das crianças entre 2 e 12 anos preferem assistir conteúdos em dispositivos mobile a TV tradicional? Você também sabia que aproximadamente 76% dos profissionais de marketing planejam utilizar vídeos em campanhas de brand awareness e que os consumidores assistem, em média, 13,2 milhões de anúncios em vídeo por dia?

Ao unir vídeo e mobile é possível desenhar uma estratégia de comunicação fantástica, que permite uma grande aproximação e um estreitamento do relacionamento entre a empresa e o cliente, facilitando o processo de fidelização.  Sem contar as redes sociais, como Instagram e Linkedin que, cada vez mais, estão focadas em unir vídeos e mobile e são ótimas opções como forma de distribuir conteúdos para seu público-alvo e impactá-los por diversas plataformas. Tenho usado muitos vídeos nas minhas redes pessoais e também na Samba Tech. Posso afirmar que o resultado é surpreendente. O engajamento é muito alto e isso se traduz nos resultados alcançados.

Está esperando o quê para investir em vídeos?

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech