Reprodução

Outra pauta que está no topo da agenda de novidades anunciadas no SAP Customer Experience Live, que acontece em Barcelona (Espanha), é o lançamento do Cloud Platform Extension Factory. Baseada no projeto de código aberto “Kyma”, a nova plataforma vai permitir que os desenvolvedores conectem e criem funcionalidades utilizando o SAP Cloud Platform. Na prática, significa mais flexibilidade e agilidade para as empresas, que na visão da companhia vão diminuir o tempo de integração de tecnologias de meses para dias e, o que é melhor, a um custo muito menor e sem afetar suas infraestruturas atuais de TI.

Para Moritz Zimmermann, diretor de tecnologia da SAP Customer Experience, o SAP Cloud Platform Extension Factory deve ajudar principalmente as companhias com projetos de transformação digital. “As empresas estão sendo prejudicadas por novos players, alavancando a tecnologia como arma competitiva”, afirma. “Modelos de negócios estão mudando e se tornando mais orientados para os resultados. As montadoras, por exemplo, agora querem vender mobilidade em vez de um carro por 50 mil dólares”, acredita.

Será que alguém ainda se pergunta o que isso tem a ver com o marketing? Zimmermann deu um exemplo para deixar tudo mais claro: um atacadista de alimentos na Alemanha, que compra a granel e vende principalmente para pequenos restaurantes. “Agora, ele oferece aos donos de restaurantes um aplicativo móvel que lhes permite fotografar seu menu e usar a inteligência artificial para analisar as entradas e os ingredientes necessários, a partir de um banco de dados de receitas. Depois, fornece ao restaurante as margens de lucro para cada prato. Em vez de apenas vender comida somente, o atacadista agora vende insights sobre a rentabilidade dos pratos”, explica.

Para promover o SAP Cloud Platform Extension Factory e estimular desenvolvedores a testarem suas habilidades em real time, o evento deste ano contou com sessões de hackathon nos dias 9 e 10 de outubro, antes de se iniciarem os horários regulares das palestras.