Reprodução/Facebook

O Facebook Summit 2018 contou com o lançamento da campanha “Perfect Strangers”, que une talentos criativos de diferentes áreas para criar algo completamente novo, juntos. A campanha é o segundo experimento dentro do Create Together, um projeto do Facebook que é um convite a toda a comunidade criativa para reimaginar, redescobrir e reaprender as coisas, cujo site entra no ar hoje.

O Create Together é baseado em três pilares: ‘play’, ‘learn’ e ‘shift’. O primeiro pilar, Play, trata da parte lúdica da criação, de experimentar, brincar, errar e tentar de novo. O segundo pilar, Learn, é sobre a exploração do processo criativo pra gente aprender. Finalmente, o terceiro pilar é Shift, tem a ver com a aplicação dos aprendizados no nosso dia a dia, nas estratégias e campanhas. E esse é um processo contínuo, de brincar, aprender e transformar.

O objetivo é retratar o que acontece quando desconhecidos se reúnem num processo criativo, as surpresas e os aprendizados quando encaram coisas – das complexas às mais cotidianas – partindo de um olhar diferente. A campanha foi co-criada e co-produzida pelos escritórios de Buenos Aires e São Paulo da Mutato. Enquanto a criação do projeto foi liderada pela equipe de Buenos Aires, o filme foi executado pela Mutato Produtora em São Paulo. O projeto ainda contou com participação do Creative Shop do Facebook e da consultoria White Rabbit.

A campanha é composta por dois experimentos. No primeiro, o cientista de dados Ricardo Cappra e a VJ e videoartista Elka Andrello partem do desafio de explicar a Terra para alienígenas e criam uma instalação que mistura coleta de dados à representação de sentimentos humanos. A experiência ganha ainda mais profundidade por um perfil no Instagram. Veja:

[INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/Bp9syfbFkyJ/]

Acesse o site da campanha aqui.

Já no segundo, ainda inédito, a jornalista Gaía Passareli e o fotógrafo Fernando Schlaepfer recebem a missão de estimular as pessoas a se tornarem turistas em sua própria cidade. O resultado das experimentações e aprendizados serão documentados num Canvas, formato imersivo do Facebook que permite a construção de narrativas envolvendo diversos formatos com foco em consumo mobile.

“O que mais nos interessou neste projeto foi o trabalho colaborativo entre os escritórios da Mutato São Paulo e Buenos Aires junto com a equipe criativa do Facebook, representado pelo Creative Shop e The Guild, além dos criadores envolvidos em cada um dos experimentos e da consultoria White Rabbit”, comenta Ignacio Jardon, diretor de criação da Mutato Buenos Aires. “Sem dúvida, trabalhar com perfis tão diversos é algo que nos enriquece e nos motiva a criar cada vez mais trabalhos para toda a América Latina.”

“Perfect Strangers” busca promover o uso criativo do Facebook e do Instagram, e integra uma plataforma mais ampla que vem sendo trabalhada pelo Facebook, chamada Create Together. A iniciativa será realizada na América Latina, começando pelo Brasil, dentro do Facebook e do Instagram com foco em convidar profissionais de criação a explorarem as possibilidades criativas que as plataformas oferecem.