As redes sociais são uma rica fonte de conteúdo. O que pode, para muitos, parecer algo sem muita relevância, mas, para mentes estratégicas, são de extrema importância. Isso porque, por meio delas, é possível detectar tendências e mapear comportamentos. Foi pensando nisso que a Airstrip, empresa de tecnologia e pesquisa integrante, desenvolveu dois sistemas que têm capacidade de análise de conteúdo em tempo real.

Os softwares criados pela empresa estão estruturados para gerar inteligência de mercado através de dashboards e por meio de relatórios analíticos, produzidos internamente por um departamento. 

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“O Airstrip System surgiu após percebermos a necessidade de possuir uma ferramenta automatizada que oferecesse uma inteligência estratégica diferenciada”, conta Rodrigo Soriano, CEO da Airstrip.

Um exemplo do trabalho realizado pelo software foi durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, que terminou no último dia 22. “A gente conseguiu monitorar todas as arenas olímpicas e eu sabia o que tinha lá dentro, sabia o que as pessoas estavam falando nas redes sociais lá de dentro sobre determinada prova”, revela.

Essas informações, por exemplo, servem para alimentar canais de TV, como conta Soriano. “Hoje eu atendo a canais de TV que, em tempo real, pegam nossas informações para gerar conteúdo para a programação”, destaca. Soriano ainda falou sobre o desafio das redes sociais. “Nelas, você tem uma informação muito ampla sobre diversos assuntos e a questão nunca foi se existia ou não informação, mas, sim, como eu consigo mapear e como eu consigo transformar isso em informação”, diz.

Outra plataforma desenvolvida pela Airstrip diz respeito ao mundo dos influenciadores. Batizada de airfluencers, a ferramenta já representa 40% dos projetos da empresa. Com uma metodologia de seleção extremamente meticulosa, ela não só avalia a aderência do influenciador a temas específicos e o seu grau de influência sobre sua base, mas também realiza uma análise aprofundada sobre o seu perfil, seu discurso, sua atividade e o seu histórico nas redes nas quais atua.

“A importância dos influenciadores digitais no marketing é crescente e nem sempre quem possui mais seguidores, likes ou qualquer outro índice isolado é o melhor influenciador para determinada marca ou mercado”, afirma o CEO da Airstrip.

O executivo explica ainda que, com essa ferramenta, é possível indicar o influenciador mais adequado para determinada campanha ou ação. “Nós conseguimos, inclusive, identificar o dia de melhor performance do influenciador nas redes sociais”, complementa.

As plataformas contam com o feature de geolocalização que permite realizar pesquisas selecionando as áreas de interesse e até traçar o perfil e comportamento do público que estiver numa região determinada de, no máximo, um quilômetro. A Airstrip possui 48 clientes, sendo 26 marcas e 22 agências, entre eleas, Netshoes, Nike, Wunderman e Y&R.