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Com o objetivo de expor ao público sites clandestinos que disseminam notícias falsas, o E-Farsas, site que atua desde 2002 para esclarecer boatos da internet, realizou a primeira edição do The Foolitzer Prizes.

A ação, criada pela Leo Burnett Tailor Made, contou com mais de 70 mil interações em três meses.  Com curadoria da equipe do E-farsas e parceiros que atuam no combate às fake news, foram escolhidas as piores notícias nas categorias Política, Saúde, Entretenimento, Esportes e Conspiração. Já o prêmio máximo, o Grand Fake News, eleito por voto popular pelo site da premiação, ficou com o World News Daily Report pela mentira “Adolescente virgem engravidou ao tomar vacina”.

Além de anunciar os vencedores, o The Foolitzer Prizes contou com grupos de mídia para espalhar os nomes dos portais que veiculam notícias falsas, espalhando peças em mobiliários urbanos, anúncios de jornal impresso, banners na internet e até em um avião de praia. Confira o vídeo completo:

“O grande desafio no combate às fake news é justamente descobrir as pessoas que estão por trás dos sites que as propagam. Muitas vezes, até os telefones e endereços que constam nas páginas são fakes. E é claro que, nesse contexto de má-fé e anonimato, a entrega do nosso troféu não seria bem-vinda. Mas toda ideia por trás do prêmio é justamente esta: expor e incomodar os autores desse tipo de notícia por todo o desserviço que eles vêm prestando à sociedade como um todo e ao jornalismo sério em particular”, explica Wilson Mateos, VP de Criação da Leo Burnett Tailor Made.