Software usa inteligência artificial para fazer pesquisa de satisfação de clientes

Worthix atende marcas como Vivo, Nextel e Localiza e quer crescer no Brasil

A Worthix, startup do Vale do Silício fundada por dois brasileiros, é especializada no desenvolvimento de tecnologia para pesquisar consumidores usando inteligência artificial. O objetivo é medir com precisão científica quais são as experiências que mais motivam a compra e sua lealdade. O software já captou mais de US$ 1,7 milhão em investimentos (aproximadamente R$ 5,4 milhões) e, para este ano, a ideia é expandir a presença no mercado de Customer Experience no Brasil.

Idealizada pelos brasileiros Guilherme e Gustavo Cerqueira em 2015, a empresa americana tem sedes em San Francisco, Atlanta e no Rio de Janeiro, e possui clientes no Brasil como Vivo, Tim, Oi, Nextel, GVT, White Martins, Banco do Brasil, Localiza, Centauro, HP, entre outros.  

“Se pensarmos bem, não foi a Netflix que prejudicou as locadoras de vídeo, não é a Amazon que elimina o varejo tradicional, nem foi a Apple que penaliza a indústria da música. As empresas dessas indústrias é que estão se suicidando quando falham na tarefa fundamental de medir e criar experiências inovadoras”, explica Guilherme Cerqueira, CEO da Worthix.

A tecnologia Worthix parece um software de pesquisa comum, mas ela decide quais perguntas serão aplicadas com base no que o cliente quer falar, para assim explorar todas as percepções de custo, de benefícios (emocionais e racionais) e de concorrência.

Na área de relatórios, um dashboard com inteligência artificial e econometria apresenta quais, dentre todas as experiências percebidas pelos clientes, tem a maior probabilidade de aumentar vendas e lealdade. O Worthix também é capaz de quantificar a experiência dos clientes em uma pontuação que tem alta correlação com as decisões de consumo e as variações dos resultados financeiros das empresas.

Segundo Cerqueira, todas as empresas querem ter clientes satisfeitos, porém, a lista de empresas que saem do mercado todos os dias, só cresce. Ele cita a Blackberry que, em 2009, batia recorde em seus indicadores de satisfação enquanto perdia uma fatia irrecuperável de seus clientes.

"Grandes lojas estão fechando as portas enquanto seus indicadores de satisfação de clientes e NPS continuam mostrando que está tudo bem. A satisfação é apenas uma dentre as inúmeras influências que cercam a experiência e a decisão de um cliente. O Worthix foi desenvolvido para medir todas as influências que cercam uma experiência e apontar com precisão quais as mais importantes e lucrativas. Reservei investimentos para ainda em 2017 conquistarmos ainda mais cases com empresas brasileiras”, explica o CEO.

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações