‘Vencer na vida’ com o ‘poder do Kiu’, fazendo ‘amizades sinceras’ enquanto conquista um ‘gado’ de seguidores pode resumir um dos dez segundos mais vistos do Snapchat no Brasil. E a conta não é de nenhuma celebridade de novela, modelo internacional ou personalidade da música. ThaynaraOG, como se denomina em seus perfis nas redes sociais, saiu do anonimato e se tornou a musa do Snapchat com uma fórmula relativamente simples: sendo ela mesma.

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Usuária antiga, Thaynara está na rede desde 2012, mas foi em julho do ano passado que começou a fazer os snaps no formato que a deixou tão popular. Com entradas “ao vivo”, momento onde simula um programa de TV, com vinhetas e quadros, a snapper ganhou popularidade entre seu grupo de amigos. Tamanha a originalidade do conteúdo, o perfil foi sendo divulgado no boca a boca e, quando ela se deu conta, estava fornecendo entretenimento, como ela mesma gosta de chamar, para todo o Brasil direto de seu quarto, no apartamento dos pais, em São Luís, no Maranhão.

https://youtube.com/watch?v=lJaa2tZNcmI

As expressões citadas no primeiro parágrafo desta reportagem são bordões criados por Thaynara em suas publicações diárias e, de tanto serem repetidos, viraram gírias na boca dos mais descolados na web.

Thaynara conta que, formada em direito, tinha o sonho de trabalhar na Defensoria Pública da União e, por isso, concentrava sua energia nos estudos para concursos. Entretanto, parece que seu talento como comunicadora falou mais alto e sua conta ficou realmente famosa quando a atriz Camila Queiroz “descobriu” a maranhense e a “lançou” para o mundo.

“Quando eu comecei a ter seguidores de outros estados, a perceber que as pessoas realmente me conheciam, eu tive dimensão do que estava acontecendo. Um momento marcante foi quando a Jout Jout (uma das Youtubers mais populares da web), de quem sou muito fã, começou a me seguir, foi muito importante para mim”. 

Logo, as marcas perceberam que presentear Thaynara era uma oportunidade de impulsionar seus produtos através de sua audiência. A “surra de coisas grátis”, como intitulou o recebimento de presentes, abriu para a snapper as portas da publicidade. Até sua cachorrinha, apelidada por ela de Jade Sinistra, é patrocinada por um pet shop e faz propaganda do local nos seus banhos semanais.

“As primeiras ações comerciais foram participações em eventos, mas hoje eu já faço algumas campanhas. Eu fecho com marcas que tenham a ver com o meu perfil e com o meu público. Ainda não tenho contratos exclusivos, mas estou analisando muita coisa para dar um passo certo e continuar sendo autêntica”, reforça Thaynara.

No dia 3 de maio, o Bradesco foi patrocinador oficial da chegada da Chama Olímpica ao Brasil e Thaynara foi até a Suíça para fazer a cobertura dos bastidores do evento comandando a conta do banco no Snapchat.

https://youtube.com/watch?v=fpbRhsVZQhk

Nesta semana, ela também foi uma das estrelas da nova campanha de Niely para Brilho&Ton ao lado da atriz Fernanda Sousa, amiga que conquistou depois da fama.

“Eu acho que o segredo é você ter uma preocupação em filtrar o que tem a ver com você, e que faça sentido para quem te segue. O engajamento é resultado da verdade que eu passo quando faço a publicidade, porque ela é sincera. Ainda não tenho três milhões de seguidores, mas o engajamento nas minhas redes sociais é altíssimo”, analisa Thaynara.

E os números comprovam isso. Cada snap feito por Thaynara rende entre 500 e 600 mil visualizações. Quando ela faz o #ThayResponde são, em média, 20 mil comentários com perguntas para a snapper no Instagram, que já soma mais de 700 mil seguidores. “Este é o momento com maior integração, porque as pessoas conseguem conversar em tempo real comigo. Normalmente eu faço essas ações conjuntas, integrando as mídias”, explica a maranhense.

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Com sede em Los Angeles, na Califórnia, o Snapchat ficou popular pela produção de vídeos e fotos de dez segundos que, inicialmente, sumiam depois de serem vistos. Há algum tempo, já é possível tornar o conteúdo produzido disponível durante 24 horas. Em 2016, segundo a Reuters, a receita do aplicativo pode ficar entre US$ 250 milhões e US$ 350 milhões. A base de usuários tem idade entre 13 e 24 anos, e cerca de 100 milhões de pessoas usam o Snapchat todo mês.

“O Snapchat aproxima muito as marcas das pessoas. Eu acho que, das redes sociais, é o mais imediato. Você produz conteúdo instantaneamente, e fica mais engajado por está ao vivo, em tempo real. As empresas precisam olhar para isso”, diz Thaynara.

Na noite da última terça-feira (31), a Grupo It Brazil lançou a websérie #YOLOMarrakesh, em que ThayaraOG, Patricia dos Reis, Bruna Louise e Bianca Andrade viajaram patrocinadas pela Dakota, Dafiti e Grupo Planet Girls à cidade de Marrakesh, no Marrocos.  O formato, veiculado no YouTube, reúne as digital influencers vivendo experiências reais. “Participar dessa viagem foi especial porque integramos blogueiras, youtubers e snappers com trabalhos diferentes, mas com muita conexão. Conseguimos passar muita espontaneidade”, analisa a snapper.  

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O segredo desse sucesso meteórico que, segundo a coluna Terraço Paulistano, da Veja São Paulo, tem rendido à Thaynara R$ 20 mil pelo período de duas horas em eventos, está na espontaneidade, segundo ela. “Sou uma pessoa comum, que passa por situações comuns, que todos vivem, mas transformo isso em algo criativo e divertido. E é aí que as pessoas se identificam, se apegam, e se tornam seguidores fiéis”, finaliza ThaynaraOG.