Twitter exclui perfis de sátira à imprensa

Usuários da rede social relatam que ao menos 28 contas foram deletadas

Reprodução

De acordo com usuários do Twitter, ao menos 28 perfis de sátiras à imprensa foram desativados nos últimos dias. Em sua maioria, as contas utilizavam a imagem de veículos, jornalistas, órgãos públicos e personalidades em nomes parecidos aos perfis verdadeiros.

O conteúdo dos perfis variava de compartilhamento de notícias reais a sátiras e críticas sobre assuntos variados. Administradores das páginas estão utilizando a hashtag #censuradotwitter para afirmar que a rede social estaria prejudicando a vertente.


Alguns dos usuários chegavam a ter mais de 10 mil seguidores. A estimativa é que a quantidade de contas deletadas seja ainda maior, já que administradores de contas com menor número de seguidores também relataram situações semelhantes. Há ainda novas contas sendo criadas com o objetivo de substituir as que foram encerradas.

Em nota, o Twitter afirma que: “No intuito de proteger a experiência e a segurança das pessoas que utilizam a plataforma, o Twitter tem regras que estabelecem os conteúdos e comportamentos que permitimos. Quando tomamos conhecimento de potenciais violações a essas regras, como conduta de spam ou evasão de suspensão, fazemos uma análise e adotamos as medidas cabíveis de acordo com nossas regras e termos de serviço”.

Na política de Regras do Twitter há um tópico sobre falsa identidade que afirma não ser permitido “assumir a identidade de indivíduos, grupos ou organizações com a intenção de iludir, confundir ou enganar”. Já no tópico anti-spam, a rede social proíbe “comportamento abusivo ou desordeiro, incluindo tentativas de manipular conversas no Twitter”. Alguns dos fatores levados em conta ao determinar se uma conta é falsa são:  uso de repertório ou fotos de avatar roubadas; uso de bios de perfil roubadas ou copiadas; uso de informações de perfil enganosas intencionalmente.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações