“Twitter permite conexão direta com o público”, diz Pitter Rodriguez

Diretor de parcerias de esportes para a América Latina destaca o trabalho com emissoras

Faz algum tempo que a TV aberta utiliza ferramentas do Twitter muito além dos 280 caracteres. De hashtags a lives, programas encontraram na plataforma maneiras de estimular debates, conversar com internautas e, claro, manter o público ligado na telinha. Pitter Rodriguez, diretor de parcerias de esportes do Twitter para a América Latina, destaca o trabalho entre plataforma e emissoras, comentando os cases de Masterchef, da Band, Dancing Brasil, da Record, e Big Brother Brasil, da Globo. Confira a seguir os principais trechos desta entrevista.

Divulgação

FORMATOS

As parcerias do Twitter com os canais de TV ocorrem em diferentes formatos: existem parceiros que optam por exibir na tela da transmissão na TV tweets em tempo real e outras informações vivas oriundas da plataforma, levando para a tela as principais conversas sobre o assunto que são realizados em tempo real no Twitter; os que preferem utilizar a plataforma para realizar enquetes e votações; e outros que utilizam produtos do Twitter para estimular conversas na plataforma.

ENTENDIMENTO
Nossos parceiros de TV têm criado a consciência de que apostar na força do digital é um caminho claro para ampliar o alcance de suas transmissões e incrementar suas audiências. Em relação à integração com a TV, o Twitter virou uma segunda tela por excelência. Hoje, as conversas no Twitter sobre os programas oferecem às emissoras e marcas patrocinadoras uma extensão da sua mensagem na TV e, mais que isso, a possibilidade de interagir com o consumidor. O vídeo e a integração do Twitter com a TV surgem como formatos com alto poder de engajamento e socialização. Nosso objetivo é que o conteúdo de qualidade gerado por parceiros seja potencializado na plataforma.

COMEÇO
Quanto mais cedo o Twitter for considerado na estratégia do conteúdo, melhor será o formato de entrega na plataforma. O Twitter permite uma conexão direta com o público no momento em que estão buscando informações sobre um tema de interesse e, portanto, mais abertos a receber novas mensagens. É necessário saber em que momento e como falar com esse público - principalmente porque os parceiros podem participar de forma efetiva das conversas em torno de seus programas antes, durante e depois da exibição dos conteúdos.

INTEGRAÇÃO
O Masterchef Brasil utiliza diversas integrações com o Twitter para engajar com os fãs. Durante a exibição dos episódios, por exemplo, tweets selecionados dos espectadores são mostrados na tela, levando para a TV as principais conversas sobre o assunto que são realizados em tempo real no Twitter, o contador no canto da tela informa, em tempo real, o volume de tweets sobre o programa e, quando a #MasterChefBR entra na lista de assuntos mais comentados do momento, um alerta de Trending Topic é mostrado na TV. E os jurados e demais participantes do programa interagem bastante com os fãs via Twitter. Em edições anteriores, o anúncio do vencedor do programa já foi feito primeiramente pelo Twitter.

PERISCOPE
O BBB faz transmissões de vídeo ao vivo via Periscope sobre os principais acontecimentos, entradas ao vivo direto da casa (inclusive nas festas) e mesas debates. Todo conteúdo pode ser acompanhado pela #RedeBBB. A temporada 17 do BBB foi a mais comentada no Twitter dentre todas as edições do reality show. Foram mais de 42 milhões de tweets sobre o programa na plataforma, um total 48% maior que o de 2016. O Big Brother, assim como The Voice Brasil, também já contou com emojis personalizados na plataforma, criados para ilustrar as conversas sobre o assunto no Twitter.

LIVE
O formato live faz parte de uma estratégia global do Twitter lançada em 2016. O público fica a par do que está sendo falado sobre o assunto em tempo real e pode participar da conversa - em uma única tela. O fato de a primeira transmissão ter sido o Dancing Brasil, um conteúdo premium de TV aberta, com um parceiro da relevância da Record, só reforça que é uma janela complementar e muito importante nas estratégias de distribuição.

Leia mais

Reality shows geram popularidade às emissoras e conversa no digital
“Brand safety é prioridade para o Twitter”, diz diretora global

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações