Apesar do mercado entender o que é Web Analytics, na prática pouco se é utilizado por empresas e várias não possuem nem um pessoa responsável por essa área.

Web Analytics quando utilizado em e-commerces e sites traz dados interessantes e importantes para o negócio e além disso permite entender o que acontece com os usuários ao acessarem o seu site e principalmente na tomada de decisão.

Já pensou em pausar uma mídia que leva tráfego para o seu site por que analisou dados errados? Ou pensar em uma nova funcionalidade do seu site para solucionar um problema de navegação e a mesma estar equivocada? E o pior de TUDO, não descobrir problemas que podem estar afetando a sua conversão e mesmo que seja algo visível aos seus olhos, por estarmos sempre analisando nossos sites deixamos passar.

Um insight analisado perante os dados pode trazer para a sua empresa uma descoberta de um erro que estava impactando suas vendas ou uma melhoria que auxilie na resolução de um problema.

Web Analytics visa responder os porquês das questões, analisando sempre com base em dados e não em achismos! O mais eficaz que WA pode ser para uma empresa é entender o quê são os fenômenos que acontecem no site, sejam de vendas, sazonalidades, acessos e demais e porque eles acontecem.

Pouco tempo atrás uma loja de pneus estava com dificuldade em aumentar a sua venda através do site pois não entendia o momento de vender seus pneus. Através de um estudo com os consumidores, conseguimos comprovar que as pessoas só compravam pneus quando iam fazer a vistoria do carro, pegar a estrada ou quando estava de fato na hora de trocá-lo. Além disso, comprar pneu possui suas especificidades, não é todo pneu que se aplica em todo carro e por isso é necessário entender antes o que o consumidor está procurando e não tentar através de promoções impor.

Devido a essa análise de dados, a pesquisa com o consumidor e a especificidade em vender pneus, colocamos uma nova funcionalidade em destaque na área principal do site que nada mais era do que um filtro, pedindo algumas informações do usuário para que ele pudesse ter o pneu ou a roda ideal para seu carro. Essa pequena e simples funcionalidade fez com que o site tivesse 324% mais vendas, 23% mais cliques e 133% mais transações, quando anteriormente a área mais nobre do site mostrava banners de pneus em promoção.

Outro caso de transformar dados em execução, foi o de um site de cosméticos e beleza. O site estava com um problema em vender os produtos da marca própria. O site tinha boas sessões para as páginas dos produtos próprios, mas as vendas eram bem tímidas.

O que poderia estar acontecendo com esse site para que os produtos não vendessem? Separamos as análises em três formas. Analisar o comportamento do consumidor no site, mapear os botões de cálculo de frete e gravar em vídeo o que os usuários fazem ao chegar na página do produto.

Pudemos constatar que muitas pessoas chegavam até a página de carrinho, e lá calculavam o frete e após o cálculo muitos não compravam. Por experiência sabemos que calcular o frete e não comprar é algo comum no e-commerce, mas como são os cálculos de frete quando não são os produtos da marca própria? Com essa comparação podemos saber se esse número expressa uma realidade ou um problema. 

Ao comparar pudemos constatar que o número era bem maior e unindo esse dado ao vídeo do usuário na página de carrinho, tivemos a condição de concluir que os usuário não compravam o produto pois o valor do frete era de 50% o valor do produto, sendo isso um erro.

Após a correção do problema o site passou a ter 57% mais transações dos produtos de marca própria, 73% mais receita e 119% mais quantidades de produtos vendidas.

Claro que tudo isso varia de e-commerce para e-commerce e que isso não é uma receita de bolo, não é porque funcionou nesses sites que você fará o mesmo e funcionará no seu e isso é o que faz web analytics ser TÃO importante para o seu e-commerce.

Gustavo Esteves é formado em publicidade e propaganda e fundador da empresa Métricas Boss