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O YouTube deve acabar em breve com anúncios “direcionados” em vídeos para crianças, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg. Os reguladores da Federal Trade Comission (ou FTC, agência que investiga o desvio de patentes e direitos autorais) estão examinando se o site violou a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA, na sigla em inglês) por meio da coleta de dados.

A agência chegou a um acordo com o YouTube, mas não divulgou os termos. Não está claro se as alterações envolvendo a segmentação de anúncios foram resultado da investigação. Os planos ainda podem mudar, segundo as fontes ouvidas.

O encerramento da veiculação de anúncios deve prejudicar o próprio gigante dos vídeos, além de impactar o bolso dos criadores de conteúdos voltados para este público e que lucram com a verba proveniente dessa publicidade.

Como os anúncios segmentados ou “comportamentais” contam com a coleta de informações sobre o espectador, a Lei impede que as empresas os exibam para menores de 13 anos sem a permissão dos pais. Vale mencionar que o YouTube argumenta que seu site principal não é para crianças. Segundo a companhia, os pequenos devem usar o aplicativo YouTube Kids, que não usa anúncios direcionados.

Procurado para saber das implicações de uma possível decisão dessa magnitude no Brasil, o YouTube afirmou ao PROPMARK que não comentará o caso.