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“Ferramenta ganha contorno mais estratégico”

Fernando Guntovitch fala sobre área que julgará no Cannes Lions 2018

Brand Experience & Activation

O primeiro contato com a publicidade foi como RTV e, depois, diretor de operações na Delta Propaganda, agência fundada por seu pai, Carlos Guntovitch, em 1966. Em 1995, Fernando Guntovitch, jurado que representa o mercado brasileiro na área Brand Experience & Activation do Cannes Lions 2018, encerrou a Delta e decidiu investir no mercado de marketing promocional com a fundação da The Group. Nesses 23 anos, mantém relacionamentos longevos com seus clientes, entre os quais o Banco Santander, para quem desenvolveu o case O maior evento corporativo do Brasil, no fim de 2017, Volkswagen, Man, NET e Eastman, por exemplo. Confira os principais trechos da entrevista de Guntovitch.

Brand Experience
A nova nomenclatura desta competição fez jus à importância desta área do Cannes Lions. Abre o mindset para o mercado e permite que as empresas realmente possam inscrever as suas melhores experiências. Sem dúvida, é uma tradução mais eficaz do que o marketing promocional pode consolidar para as marcas nesse cenário no qual a competitividade e a necessidade de reter a atenção dos shoppers é cada vez mais intensa.

Fundamental
Demonstrar a importância da nossa atividade através de um trabalho sério e concreto. Não existem diferenças, barreiras e nem exclusão. Não existe disputa entre as ferramentas disponíveis para atingir os melhores resultados, mas sim uma inteligência de como utilizar o melhor de cada uma. Clientes, agências e fornecedores estão juntos nesta solução. É tempo de união e não de conflito. O mundo já está bastante complicado. Sendo assim, a ferramenta ganha um contorno mais estratégico.

Preparação
A primeira sensação é de orgulho pelo reconhecimento de mais de 30 anos dedicados no mercado de comunicação. Em seguida vem o peso da responsabilidade de poder julgar da forma mais justa o trabalho que vem do mundo inteiro, sempre respeitando a cultura local. A disciplina será brand experience & activation, passando por excelência e social experience.

Festival
Após tantos anos, Cannes continua sendo um encontro de talentos em ebulição. Um encontro de trabalhos que nos inspiram, um encontro de profissionais que nos fazem ver o mundo com outro ponto de vista e uma experiência profissional e pessoal sem igual. Considero uma agenda obrigatória para os profissionais de comunicação. Há outros eventos importantes, mas como fonte de inspiração. Cannes debate o rumo da nossa indústria de forma eficaz e colaborativa. O live marketing está presente e sempre estará. Se pensarmos nos momentos mais marcantes da vida de uma pessoa (aniversário, casamento, nascimento, formatura etc.), todos estes momentos são celebrados com live marketing. E, claro, agora com apoio do digital. Ou seja, o Cannes Lions é uma experiência desde a sua criação, que usa bem a técnica do live marketing.

Decisão
Não me arrependo de ter trocado a publicidade pelo live marketing. A The Group forma profissionais e opinião no setor.

Benchmark
Procuro sempre escutar bastante, aprender com os erros e ter como exemplos iniciativas que tento aplicar no meu dia a dia. Gosto muito de biografias. Agora estou na fase de Elon Musk, Jeff Bazos e Richard Branson. Mas também aprendo bastante e me espelho em pessoas e fatos do dia a dia que observo com atenção.

Entendimento
Falta um melhor entendimento e clareza na cadeia como um todo. Clientes, agências e fornecedores precisam achar um formato que todos fiquem satisfeitos. Financeiramente, profissionalmente e pessoalmente. O mercado de comunicação como um todo terá grandes mudanças, novos players e formatos que já começam ser testados. Acredito que o live marketing seguirá pelo mesmo caminho. Mas isto ainda levará um tempo, pois existem muitas peculiaridades, principalmente no Brasil, como a legislação tributária.

Local
O conhecimento da cultura local é o ponto nevrálgico do live marketing.

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