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O Brasil conquistou apenas um Leão de Bronze na categoria Radio Lions, com a peça “Every Breath you Take”, da Master de Curitiba para a 91 Rock Radio. Trata-se de uma ação contra a violência doméstica que usou clássicos do rock para alertar o público sobre relacionamentos abusivos, mostrando a dualidade contida em letras de músicas conhecidas. Embora apenas um spot tenha conquistado o prêmio, no caso, uma “releitura” do clássico do The Police, a ação teve outras peças como “Meu Erro” e “Don´t Cry”. Este foi também o único shortlist do país na categoria, onde foi representado por Álvaro Rodrigues, CEO e CCO da Fullpack.

O único Leão significa uma grande queda do país na categoria já que, em 2017, o Brasil teve 13 campanhas finalistas que resultaram em sete Leões. “Muitas peças do Brasil caíram no chamado pré jugamento. A única que foi pro shortlist eu consegui converter em Leão. Mas há brasileiros em outras campanhas, como “Uncesored playlist”, que ganhou Ouro, uma da David para Burger King, e uma de Fedex que faturaram prata”, afirma Rodrigues.

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O Grand Prix foi conquistado pela Ogilvy da Cidade do Cabo, com “Soccer song for change”, para a Anheuser-Busch da Africa. A ação foi criada para divulgar uma iniciativa anti-abuso de mulheres da cerveja Carling Black Label, chamada #NoExcuse, e executada pouco antes de uma partida entre dois dos principais clubes de futebol da África do Sul, Orlando Pirates e Kaiser Chiefs. Algumas mulheres inspiradoras foram a campo para entonar a canção “Mas´hambe Nono”, famosa no país, mas com letra adaptada e que falava sobre a realidade de mulheres que sofriam abuso dos parceiros. Segundo a agência informou no videocase, a incidência desse tipo de crime sobe logo após as partidas de futebol, o que tornou o jogo com dezenas de milhares de presentes o lugar ideal para a mensagem.

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A África do Sul é uma grande potência na categoria. Do mesmo país e rede da agência vencedora em 2018, a Ogilvy Joanesburgo conquistou o Grand Prix no ano passado com “The Sad Man Meal”, para KFC, repetindo um feito para o mesmo cliente e campanha, já que, em 2016, a vencedora foi a ação “The Everyman Meal”.