Os trabalhos brasileiros “Endless Stories”, da AlmapBBDO para Getty Images, e “Stranger Broadcast”, da AKQA para Netflix, ganharam Leões de prata em Entertainment, enquanto “Pimp the extreme ninja master runway chef ink tank factor has talent brasil” da W+K para Old Spice (P&G) e “The Neymarless sponsorship” da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas conquistaram Leões de bronze na  categoria.

Embora não tenha tido profissionais representando o Brasil no júri, havia dois brasileiros no grupo: Rafael Lazarini, vice presidente senior e head de business development da Live Nation Entertainment  LATAM  e Miguel Benfica, chief creative officer da MRM McCann da Espanha. Segundo Lazarini, a dupla ajudou a contextualizar alguns dos cases brasileiros – algo fundamental, visto que muitos projetos de conteúdo possuem contextos bastante locais e específicos. 

A linha tênue entre propaganda e entretenimento dominou as discussões, e o júri buscou, segundo Lazarini, o equilíbrio entre o foco na marca e no consumidor. Entre as tendências apontadas por ele na categoria estão o conteúdo navegando em várias plataformas – como whatsapp e instagram – e o propósito da marca como essência das estratégias em Entertainment. Outra tendência é a diversidade de  gêneros e formatos: de comédia a terror, de reality TV shows a documentários, de pílulas de conteúdo a longas.

Segundo a presidente do júri, Debbi Vandeven, global chief creative officer da VML Global, este ano trabalhos do mundo inteiro se destacaram igualmente, e o grupo procurou valorizar ideias que tivessem relevância para as marcas e, ao mesmo tempo, se inserissem na cultura, e de alguma forma a movesse.  Caso do Grand Prix, por exemplo, que segundo ela cumpriu a função de levar a marca – a companhia telefônica holandesa KPN – a fazer diferença real na vida das pessoas, de uma forma inovadora.  O Grand Prix foi uma estratégia de conteúdo ‘Evert_45″, criado pela N=5 de Amsterdam pra a KPN. A série, inspirada nas stories do Instagram, levou para o público jovem histórias de guerra através do personagem Evert, um garoto que vive em plena 1945 e passou a narrar seu dia a dia. Os enredos foram baseados em histórias reais, e veteranos de guerra. 

Assista:

 Veja os Leões brasileiros: