Reprodução

Categoria que integra o uso de dados para potencializar as ideias criativas, Creative Data Lions existe desde 2015 e se tornou parte da track de Innovation, área que busca projetos inovadores e que representa, em boa parte, o futuro do mercado e novas possibilidades de atuação para agências e demais players do mercado.

Nesse sentido, o júri do Festival de Cannes liderado por Marc Maleh, diretor global da Havas X, buscou iniciativas como o case brasileiro “Next”, da R/GA para Bradesco, que faturou um Leão de Bronze, o único troféu da publicidade do país na categoria.

“O setor de banco está se transformando globalmente e, no Brasil, é algo que ocorre de maneira lenta. A partir desse insight, o case brasileiro trouxe uma solução com design ótimo, que trazia informações de maneira muito simples, e com a capacidade, por exemplo, de enviar notificações para saber sobre o planejamento de gastos”, explicou Maleh. “Sob o ponto de vista mais amplo, temos um banco sendo mais proativo em relação à finança das pessoas , e não reativo, como costumam ser. E isso tudo foi o que nos chamou atenção para conceder o Bronze”, analisa.

A campanha da R/GA foi a única do país a sair com um Leão após um shortlist com 12 cases brasileiros, incluindo peças da GTB (2), Ogilvy (2), Grey (2), Y&R, Lew´LaraTBWA, Africa, DM9DDB e Wunderman. No ano passado, o Brasil teve 6 shortlists, mas conquistou 2 Leões.

No geral, o júri de 2018 foi bastante rigoroso, premiando apenas 26 cases, incluindo um Grand Prix, quatro ouros, nove pratas e 13 bronzes. Os ouros foram para campanhas de FCB Toronto para Pflag Canadá, BMW Dentsu de Sydney para The ALS Association, Eleven para Google e Adam&Eve para Unilever.

O Grand Prix foi conquistado pela ação “JFK Unsilenced”, da Rotcho da Irlanda para The Times. A iniciativa usou inteligência artificial para criar o discurso que John F. Kennedy faria caso não tivesse sido assassinado em Dalas, em 1963. A ferramenta analisou gravações de discursos de Kennedy para entender seu timbre e tom, e criar o roteiro que ele provavelmente teria seguido.

https://youtube.com/watch?v=4EY-gY3PQYs

Clique aqui e confira todas as campanhas brasileiras finalistas em cada uma das categorias do festival. 

 Clique aqui e confira todas as campanhas brasileiras que conquistaram Leões em cada uma das categorias do festival.