A recente mudança de Promo & Activation para Brand Experience & Activation vai além de uma simples mudança de nomenclatura, é a constatação clara da compreensão do festival de Cannes sobre a evolução da atividade, e de seu protagonismo para a estratégia de construção das marcas e de negócios.

Estudo recente mostra que 80% dos clientes afirmam que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece. Além disso, 57% deixariam de contratar um serviço ou comprar um produto de uma marca porque teve uma experiência melhor com um concorrente. Entre os brasileiros, a expectativa é ainda maior: 89% dos clientes declaram que tão importante quanto os produtos e serviços comercializados é a experiência que a marca possibilita. Eles acreditam que um fator essencial para isso é ser tratado como uma pessoa e não apenas como um número. 

Os números são do relatório “State of the Connected Customer”, realizado pelo departamento de pesquisa da Salesforce com mais de 6.700 consumidores de 15 países.

Umas das conclusões é que a personalização continua mais importante do que nunca para os clientes em todo o mundo, que estão dispostos a migrar para a concorrência se ela oferecer uma experiência melhor. 

Em uma série de cases aqui no Cannes Lions esta estratégia fica evidente, mas citando apenas um deles, o resultado foi impressionante. 

O Burger King no último dia 25 de outubro de 2017, mês de Halloween, promoveu a campanha “COME AS A CLOWN, EAT LIKE A KING” e convidou consumidores a se vestirem de palhaço, trolando explicitamente o mascote de seu principal concorrente dando a ele ainda uma cara perversa, tipo àqueles palhaços que dão medo, sabe?

Àqueles consumidores que compareceram em uma das 1.500 lojas espalhadas pelo mundo, ganharam um Whopper, o principal e mais conhecido sanduíche da rede.

Alguma dúvida do sucesso?? Milhares de pessoas toparam a brincadeira, se fantasiaram, e foram até as lojas ajudando o Burger King a marcar um golaço utilizando Brand Experience puro. 

E uma reflexão importante aqui. Estes consumidores não se conectam mais com poucos e bons amigos, mas sim com uma legião deles, através de suas redes sociais. E não tenha dúvida, a credibilidade da informação vinda da boca de um consumidor é muito maior do que vindo da boca da própria marca, e a recomendação após uma Brand Experience irá interferir diretamente na reputação desta marca, e nas vendas de seus produtos.

Se levarmos ainda em conta os valores investidos, muito menores do que custaria uma campanha global convencional, aí a efetividade da campanha é gigantesca.

O fato é, as campanhas de Brand Experience fomentam o capital social das pessoas, fazem carinho em seu ego, e proporcionam a elas oportunidades de se sentirem melhores e valorizadas, e assim, estimulam e impulsionam o compartilhamento da mensagem da marca exponencialmente pelas suas redes. 

Um outro KPI que explode na carona do interesse popular é o PR. Inúmeras matérias de emissoras espalhadas pelo mundo deram protagonismo para a campanha, atingindo um retorno sobre o investimento surpreendente, seja do ponto de vista das vendas, aumento de 21% nas vendas naquele período, ou principalmente na geração de valor pra marca, e o melhor, nas costas de seu principal concorrente global.

É isso, alto poder de engajamento na veia!

Agora que já ouviu falar, vamos Brand experimentar??

Marcelo Lenhard é CEO da Hands