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Um dos formatos mais tradicionais da propaganda, o outdoor, é reverenciado há anos pela indústria da publicidade e criatividade. No Cannes Lions, não é diferente.

Os cases premiados em 2019 mostram como a categoria evoluiu nos últimos anos e traz exemplos impactantes dessas mudanças. Um dos mais celebrados pelo mercado brasileiro é o “Burn That Ad”, criado pela David para o Burger King. Utilizando tecnologia e criatividade, o case angariou dois Leões na categoria, um de prata e outro de bronze.
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O pessoal da Leo Burnett Moscou também utilizou a criatividade, mas para tratar de um assunto mais sério. A agência desenvolveu para o site Kloop uma ação para denunciar uma prática deplorável que – em pleno 2019 – ocorre no Quirguistão: mulheres são sequestradas e forçadas a casarem. O case foi intitulado Koshogo, que é o nome do lençol branco que serve como símbolo do consentimento para o casamento: quando as mulheres passam por debaixo deles, dão o aval para que a união aconteça. Obviamente, tal atitude é forçada pelos sequestradores. A Leo Burnett transformou os próprios lençóis nas peças OOH e publicou os relatos das vítimas. Rendeu leão de ouro. O resultado é chocante:
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E se um lençol pode virar mídia, que tal um souvenir? Foi a ideia da Marcel, de Paris, para promover o Centro Pompidou. Pense em alguma atração turística de Paris. Pensou? Veio à mente a Torre Eiffel? O Arco do Triunfo? Talvez, a Catedral de Notre-Dame? Mas, provavelmente, não o Centro Pompidou, certo? O local é “apenas” um dos museus que abriga uma das melhores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. Como divulgar algo tão significativo numa cidade com uma cena cultural tão relevante? Simples, igualando-o aos outros ícones. Também rendeu um leão de ouro:
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Nos anos 70, a Batalha dos Sexos aconteceu. Foi uma partida amistosa de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs. A história virou filme e inspirou esta campanha da Adidas, já que Billie Jean venceu a partida usando um tênis azul da marca. Assinada pela TBWA/Chiat Day de Nova York, a ação, que levou um leão de ouro, resolveu transformar qualquer tênis em calçados da Billie Jean King. Até os Nikes.
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Na Rússia, utilizar a bandeira do orgulho LGBT é crime. A espanhola LOLA MullenLowe resolveu “hackear” o sistema e foi notícia em todo o mundo. Case feito a pedido da Federación estatal de lesbianas, gays, transexuales y bisexuales (FELGTB) e do Eldiario.Es. Mais um leão de ouro criativo da categoria:
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E se as Fake News fossem tangíveis por um dia? Conheça a banca de jornais formada apenas por notícias falsas. Case da Columbia Journalism Review assinado pela TBWA/Chiat Day de Nova York que faturou um leão de ouro.
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Já pediu uma pizza e ela veio toda bagunçada? Pois é, o pessoal da Domino’s não gosta quando isso acontece e, para ajudar os consumidores, resolveu asfaltar ruas dos Estados Unidos indicadas pelos próprios clientes. Mais um leão de ouro da categoria. A assinatura é da Crispin Porter Bogusky+.
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Já imaginou ver uma BMW X5 num anúncio da Volvo? Não? Pois a marca lançou uma campanha com este mote. Com o objetivo de ajudar consumidores a trocar seus veículos a Diesel antigos pelo novo modelo XC60 Diesel, a marca produziu e veiculou filmes e peças digitais anunciando os carros usados dos motoristas. Criação é da Grey e rendeu um Leão de prata em categoria.
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A AKQA também conquistou uma prata na categoria. A agência aproveitou os grafites de São Paulo para vender modelos de tênis da Nike. A ação, vale lembrar, também levou Grand Prix em Media.
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De acordo com o último censo demográfico publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, mais de 45 milhões de pessoas declararam ter ao menos um tipo de deficiência, e enfrentam diversos problemas relacionados a acessibilidade e mobilidade. Ainda segundo o mesmo estudo, em São Paulo, por exemplo, que é a maior metrópole do país, apenas 9% das calçadas possuíam rampas até aquele ano. Para dar visibilidade a essas questões, a agência Z+ desenvolveu para a ONG Movimento SuperAção o projeto “Sem Rampa, Calçada é Muro”. O resultado: Leão de bronze na categoria.
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