Este ano o desempenho brasileiro na categoria Direct não foi dos melhores. O país conquistou seis Leões, sendo um ouro, uma prata e quatro bronzes. Em 2018, o Brasil levou para casa 11 Leões.  

Segundo Rafael Donato, vice-presidente de criação da agência David São Paulo e jurado na categoria, os membros do júri estavam muito criteriosos. “Eles avaliaram os cases pela criatividade, e não pelo país, agência ou marca. Então, foram contempladas marcas grandes, pequenas e ideias de todos os tipos. Buscamos, simplesmente, a excelência em Direct”, diz.

O destaque brasileiro deste ano foi para a campanha ‘Anúncio Grelhado’, criada pela agência David São Paulo para o Burger King, que além de conquistar o único ouro do país na categoria – e o primeiro Leão de ouro da marca no Brasil – , também levou um Leão de prata e dois Leões de bronze. 

“Nós tínhamos uma campanha que era a cara da categoria. Era difícil achar defeitos nos requisitos que Direct pedia. É muito gratificante saber que depois de 1950 inscrições globais e 250 cases finalistas, conseguimos conquistar quatro Leões”, ressalta Donato.

Com recurso de realidade aumentada, disponível no aplicativo do Burger King, a marca convidou os consumidores a colocar fogo nos anúncios da concorrência. Após a ação, os participantes da promoção ainda podiam escolher um restaurante da rede de sua preferência para retirar um Whopper grátis. Cerca de meio milhão de sanduíches foram distribuídos.

“A campanha nasceu com um call to action, pois pedimos para os consumidores interagir com a marca. Usamos a tecnologia como forma de proporcionar uma experiência diferenciada para as pessoas e deu muito certo. A ação teve resultados incríveis que mostram a nossa ousadia. Sem contar que conquistamos o primeiro Leão de ouro do Burger King no Brasil. Não poderíamos estar mais orgulhoso do trabalho da David São Paulo na categoria de Direct em Cannes”, revela Donato.

Outras peças brasileiras também foram premiadas. A agência Tech and Soul, com a campanha ‘Goleiro distraído’, para o aplicativo de mobilidade urbana Uber, recebeu um Leão de bronze. Já ‘Miles for the people’, da Grey Brasil, para o Reclame Aqui, um outro Leão de bronze.