PROPMARK inicia nesta segunda-feira (10) uma série sobre quais campanhas premiadas pelo Cannes Lions o leitor do jornal precisa conhecer e por quê? O primeiro a opinar é Washington Olivetto, um dos publicitários mais celebrados pelo festival.

Olivetto, que vive na Inglaterra desde o final de 2017 com a família e é consultor criativo da McCann Europa, citou três comerciais.

O primeiro deles é “Máquina de Escrever” (Schreibmaschine, em alemão), criado à época pela GGK de Düsseldorf para a IBM. O nome Schreibmaschine aparece na tela datilografado em letras minúsculas. No final, a esfera volta, apaga três letras minúsculas e as substitui por maiúsculas, trocando “Schreibmaschine” por “SchreIBMaschine”, ressaltando a marca IBM.

“Talvez o melhor comercial simples da história da publicidade até hoje”, afirma Olivetto. Infelizmente, o vídeo já não está mais disponível no Youtube, mas há reproduções da versão impressa do mesmo anúncio.

Outro filme premiado em Cannes mencionado por Olivetto foi criado pela DMB&B para o Royal Mail (serviço de correios do Reino Unido) e é classificado pelo publicitário como uma “obra prima gráfica com magnífica trilha sonora cantada em italiano”. O vídeo é um primor para quem admira uma boa direção de arte.

Olivetto finaliza sua lista com “Points of View”, do periódico The Guardian, da Inglaterra. “Clássico da publicidade de jornais mostrando que a notícia tem dois lados. Sob um ponto de vista você pensa que um homem vai assaltar outro, quando na verdade ele está salvando a vida”, explica. O comercial foi criado pela The Boase Massimi Pollitt Partnership.