A campanha Pet-Commerce, da Ogilvy para o e-commerce Petz, continua sua trajetória de sucesso no Cannes Lions 2019 conquistando mais um Leão de Ouro, desta vez na categoria dedicada ao uso mais criativo dos dados. 

O Leão de Bronze na categoria ficou com a Tribal São Paulo pela estratégia Steep Discount, criado para E-Moving, empresa de bicicletas elétricas. A partir de dados sobre quantas subidas há no entorno da casa do consumidor, a loja dá descontos. Mais subidas, mais desconto no produto.

 O Grand Prix, Go Back to Africa, tem o racismo no centro, como alguns outros trabalhos que ganharam destaque no Cannes Lions este ano. A agência de viagens Black & Abroad, especializada em turistas negros, aproveitou a frase racista “Back to Africa” e fez uma grande campanha estimulando a visitação ao continente africano assinada pela agência canadense FCB/Six, de Toronto. 

O jurado brasileiro na categoria, Felipe Simi, fundador e head de creative data da Soko, conta que seu trabalho favorito para GP era o brasileiro da Petz. Mas a disputa acabou ficando entre o trabalho vencedor, e o projeto The E.V.A. Initiative, da sueca Forsman & Bodenfors para a Volvo (que levou o GP na categoria Creative Strategy).  Ele conta que a participação no júri foi intensa, com discussões inflamadas e pouca unanimidade.

“Não houve consenso em momento algum. O júri era bastante diverso, com entendimentos diferentes do que é creative data, do que deveria ser a categoria, do que premiar. Acabamos decidindo premiar uma boa ideia que não teria sido realizada sem dados, e que gerasse algum tipo de transformação”, conta.

O “statement” que resume o trabalho dos jurados, segundo Simi, é o seguinte: “o júri acredita que o futuro de dados e criatividade é o trabalho que estabelece um precedente ético, cria valor e tem o poder de transformar indivíduos e comunidades.”