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Na próxima segunda-feira, 17, terá início a 66ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, considerado o mais relevante do mercado publicitário.

Todos os anos, o Brasil destaca-se no Festival pela quantidade de inscrições e número de Leões conquistados ao longo do evento. Em 2018, as agências não apenas ganharam mais premiações – 101 contra 99 no ano anterior – como também conquistaram nove Leões de ouro, 31 pratas, 59 bronzes e dois Grand Prix. Em toda a história do Cannes Lions, o país já conquistou 11 vezes a premiação máxima, sendo a primeira delas em 1993.

Nesses últimos dias antes do evento, fica a expectativa dos profissionais e agências em relação ao desempenho brasileiro na premiação. Enquanto as atividades no Palais des Festivals não começam, relembre abaixo todos os Grand Prix recebidos pelo país:

1993 – “Umbigo”, da DM9 para Guaraná Antarctica (Press & Outdoor)
Criado por Marcello Serpa, com direção de criação de Nizan Guanaes, a peça é lembrada por usar comunicação puramente visual para comunicar o produto.

Veja uma das peças aqui.

2000 – “Braille”, da AgênciaClick para Banco de Olhos de São Paulo (Cyber)
A peça consistia em um banner branco com pontos em braile que se transformavam na frase “Doe Córneas” quando os usuários passavam o mouse por cima dele.

2005 – “Reality Show”, da DM9DDB para Super Bonder (Cyber)
Um monitor foi colado à parede apenas com a cola Super Bonder e foi exibido em tempo real por um hotsite por mais de 57 dias. O público podia enviar mensagens para serem transmitidas pelo monitor ao longo da ação.

2010 – “Música. Entenda do que é feita”, da AlmapBBDO para Billboard (Press)

Imagens de artistas como Bono Vox, Britney Spears e Amy Whinehouse foram representadas por pixels que, quando aproximados, mostravam as inspirações musicais de cada um deles.

Veja uma das peças aqui.

2012 – “Radio repelente”, da Talent para Go Outside (Radio)
Utilizando frequências sonoras, a ação transformou aparelhos de rádio em repelentes de mosquitos com o objetivo de ajudar o público que praticava esportes ao ar livre.

2013 – “Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy para Dove (Titanium)

Uma das campanhas mais lembradas até hoje, o case mostra a reação de pessoas ao se depararem com as diferenças de seus retratos quando elas mesmas as descreviam e quando eram descritas por outras pessoas. O intuito era promover a autoestima ao público da marca.

2013 – “Fãs imortais”, da Ogilvy para Sport Club Recife (Promo & Activation)

A campanha de doação de órgãos realizada com os torcedores do Sport aumentou em 54% a doação de órgãos em Recife e chegou a zerar a lista de espera por transplantes de córnea e coração na cidade.

2014 – “Anúncio protetor”, da FCB Brasil para Nivea (Mobile)

Para ajudar a diminuir o índice de crianças perdidas em praias durante o verão, a ação conectava uma pulseira infantil, distribuída em anúncios impressos, ao celular dos pais. Assim, os adultos tinham maior controle da distância que estavam de suas famílias.

2015 – “100”, da F/Nazca S&S para Leica Gallery (Film)

O trabalho celebrou importantes fotografias feitas na história durante os últimos 100 anos. A peça foi marcou ainda o centenário da marca.

2018 – “Detector de corrupção”, da Grey para Reclame Aqui (Print & Publishing)

Utilizando tecnologia de reconhecimento facial, foi desenvolvido recurso que identifica a foto de um político e revela imediatamente, na tela do celular, quais processos de corrupção ou improbidade administrativa ele responde na Justiça.

2018 – “Tagwords”, da Africa para Budweiser (Mobile)

A agência desenvolveu e divulgou combinações de palavras que, quando buscadas no Google Imagens, levavam o público a encontrar fotos dos principais nomes do rock mundial com a cerveja da marca em mãos.