Budweiser aposta em copos com luz e atrações além dos jogos

Sob o tema Light up the World, marca pretende conectar pessoas através de experiências

Patrocinadora global da Copa do Mundo, a Budweiser trabalhou sua comunicação para o evento a partir do tema Light up the World, que foi adotado nos 85 países em que está presente. O conceito convida os consumidores da cerveja a iluminar o mundo por meio da energia e da torcida. O vídeo materializa o posicionamento, mostrando drones carregando garrafas especiais da cerveja em diversos cenários do mundo, a caminho de um dos estádios da Copa. A iniciativa foi alimentada por uma série de ações de ativação. “A paixão e a energia que a Copa causa nos torcedores atravessa fronteiras, está em todos os lugares: casas, bares e ruas do mundo inteiro. E queremos amplificar essa sensação”, explica Karina Ferreira, gerente de marketing de Budweiser.

Uma das iniciativas da marca de cerveja é o Bud Basement, espaço personalizado para a veiculação dos jogos, além de atrações musicais, estúdio de tatuagem e barbearia, entre outros atrativos. Os espaços vão funcionar em diferentes capitais brasileiras durante o campeonato: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Edições especiais durante a Copa também ocorrem até 15 de julho. Segundo a marca, os espaços são inspirados nos icônicos porões de Nova York e Berlim que revelaram grandes bandas e ideias pelo mundo.

O objetivo do Bud Basement é reunir pessoas que se conectam pela atitude em uma atmosfera urbana, genuína e contemporânea, como a cerveja. Para divertir o público, os locais terão campeonatos de pebolim e futebol de botão, uma quadra de street soccer e uma banca para os fanáticos por figurinhas terem um ponto de encontro para troca e até disputarem as mais valiosas em campeonatos de “bafo”. Como a maioria dos jogos será ocorre em horários comerciais, alguns dos espaços contarão com um coworking, onde o público poderá trabalhar antes ou depois de curtir os jogos. O projeto tem produção coordenada pela Haute. “Queremos amplificar a energia da Copa em todo o mundo. Vamos fazer com que todos vivam este momento de forma autêntica e intensa, e o lugar mais legal para participar dessa festa será, definitivamente, dentro das Bud Basements”, diz Karina.

Divulgação

Ainda como parte do portfólio de ativações, a marca lançou o Bud Red Cup, que revive o costume de se colecionar os copos de cerveja dos jogos da Copa, que foi um grande sucesso no Brasil há quatro anos. O corpo personalizado estará em todos os estádios na Rússia, tendo como diferencial um dispositivo que acende uma luz vermelha de acordo com o nível de barulho da torcida. No Brasil, eles estão disponíveis nos supermercados, bares e eventos- -proprietários da marca. “O Red Light Cup concretiza nosso conceito de iluminar o mundo. Ele tem uma tecnologia desenvolvida especialmente para Budweiser com um microfone e um prisma de luz de LED que se acende com o barulho da torcida. Esse é o copo oficial da Copa do Mundo da Fifa 2018”, explica Karina.

Outra iniciativa da cerveja é a promoção Você Com Bud na Rússia. Os ganhadores ficarão hospedados no Bud Hotel em Moscou, terão ingressos para o jogo Brasil x Sérvia, acesso aos melhores assentos no estádio, convites para as festas da marca, além de atividades turísticas no país. Por fim, em parceria com a Consul, a marca estará presente na Consul Smart Beer, edição limitada de cervejeira conectada por um aplicativo que envia notificações em celulares avisando que o estoque está no mínimo, permitindo reabastecimento com apenas um clique, através de e-commerce.

A marca Budweiser se prepara agora para uma iniciativa que ocorrerá durante os jogos do Brasil nas Bud Basements. O Beat Rússia consiste em medidores de decibéis colocados nas arenas que sediarão as partidas da seleção e nos locais dos eventos no Brasil. Eles vão monitorar onde há mais barulho, e onde se gera mais energia. “Os resultados serão acompanhados em tempo real em telões dentro das Bud Basements e nas redes sociais da marca. Se o nosso público no Brasil ganhar da Rússia no grito, e a gente não tem dúvida que isso vai acontecer, todos aqueles que estiverem nos nossos Bud Basements vão ganhar uma rodada de Bud”, revela.

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