A Gol Linhas Aéreas é patrocinadora da seleção brasileira e, este ano, fez um acordo também com o craque Neymar Jr. O investimento reforçado em marketing ocorre em um cenário de mudanças de produtos e serviços promovidas pela companhia, através da plataforma NovaGol que permite, por exemplo, a possibilidade de fazer o check-in por reconhecimento facial. Outras mudanças nos serviços da companhia que ocorreram foram o novo assento Gol+ Conforto, com mais espaço entre as poltronas para trabalhar, estudar ou descansar. E o sistema Gol Online de conectividade e entretenimento, com internet para ler e-mails, ver as redes sociais ou acessar gratuitamente os canais de TV ao vivo, filmes, desenhos e demais conteúdos, através do celular. 

“Em um ano importante como este, queremos aproveitar para reforçar esses atributos da empresa, e ainda reafirmar que a seleção, mais do que nunca, tem companhia na busca pelo hexacampeonato”, afirma Mauricio Parise, diretor de marketing do anunciante.

A ação publicitária de maior alcance nos últimos meses foi a campanha publicitária criada pela AlmapBBDO, lançada em março. A ideia que permeou essa ação, bem como todas as outras da Gol nesse período, foi contratar Neymar Jr., mas colocar nas gravações outros personagens associados com ele, como o amigo e “parça” Gil Cebola e até um sósia, Gabriel Lucas. “Foi uma forma que encontramos de tangibilizar a importância que a companhia dá ao tempo melhor aproveitado de cada um dos seus clientes. Buscamos usar o tempo do craque de forma inteligente, para que ele pudesse treinar e se preparar ainda mais antes dos jogos”, relembra Parise.

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Para fazer companhia a esse “grande tiro”, a Gol promoveu inúmeras ativações que buscaram, prioritariamente, o envolvimento com o público e, como consequência, despertar conexão emocional com as pessoas. A companhia promoveu voos históricos, onde os passageiros de seis trechos foram surpreendidos a bordo com uma viagem especial de cada ano que o Brasil foi campeão.

“Foi muito positivo compartilhar esse momento e ver a reação de cada cliente ao entrar no avião. Distribuímos mais de 1.200 camisas da seleção brasileira e levamos cinco campeões do mundo para viajarem com nossos clientes, devidamente uniformizados com a camisa oficial de cada ano”, conta. Cinco voos da ponte-aérea Rio-São Paulo foram rebatizados com os números dos anos dos títulos brasileiros, 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Estiveram presentes, em cada um, representantes das cinco conquistas: Pepe, Mengálvio, Clodoaldo, Zetti e Luizão. A ação ocorreu no dia do amistoso entre Brasil e Alemanhã, em 27 de março.

Em maio, a mãe de Neymar Jr., dona Nadine, protagonizou campanha da Hands, que mostra um game show onde ela prova que conhece tudo sobre o filho. Durante a convocação da seleção, em tempo real, a Gol criou cartões de embarque para todos os jogadores escalados. Além disso, em uma ação inédita, contratou quatro brasileiros para serem espiões da seleção e, dentro da proposta, preparar um relatório sobre os adversários do Brasil para que o próprio Neymar Jr. pudesse ganhar tempo em sua preparação. “Nosso processo seletivo foi realizado pelo LinkedIn e teve uma enorme adesão do público, com mais de 51 mil inscrições. Os espiões receberam treinamento interno e foram para França, Argentina e Espanha”, diz Parise.

E, no último dia 7, a marca inaugurou o Portão Hexa, em Congonhas, com ambientação do caminho dos passageiros como se fosse um estádio, com imagens e som da torcida. A proposta é convocar os brasileiros a embarcarem na torcida pelo Brasil. Com essas fichas, a Gol amarrou sua comunicação, mas ela ainda não está completa. Parise promete ainda uma grande ativação, em São Paulo, para os próximos dias.

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