Gigante sul coreana de vários segmentos de mercado, entre os quais o automobilístico, a Hyundai amplia sua reputação global com ações que incluem o patrocínio à Fifa no Mundial de Futebol desde 1999. E já garantiu lugar na seleção de anunciantes presentes na competição de 2022, que será realizada no Qatar. O futebol, e especificamente a Copa do Mundo, ajudou a montadora a consolidar seus processos de branding e ativação da sua marca.

“A parceria com a Fifa agrega valor de percepção de marca e evidencia características como jovialidade, performance e proximidade. Além disso, houve um crescimento importante nos índices de lembrança, consideração e intenção de compra durante os períodos de Copa, o que reflete no volume de vendas. Em 2014, por exemplo, o nível de intenção de compra da linha HB20 cresceu de 38% em janeiro para 62% no final da Copa e a participação de mercado da linha HB20 saltou de 4,5% para 6,2%. Se forem considerados também os outros modelos da marca, essa participação aumenta para 8,1%. A ação também aumentou o engajamento nas redes sociais da Hyundai, que registrou 3,5 milhões de fãs, após o final da Copa. Tivemos uma média de 25 milhões de pessoas impactadas, além de mais de 1,8 milhão de interações. A marca foi 370% mais comentada durante o mundial”, explica o executivo Jan Telecki, gerente-geral de marketing da Hyundai Motor Brasil.

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O mercado brasileiro joga junto no time global da Hyundai, mas tem um plano tático próprio. “Em dezembro de 2017, lançamos a ação Be there with Hyundai para a escolha do slogan que estampa o ônibus da seleção brasileira, e recebemos mais de 27,6 mil inscrições, sendo o país que registrou o maior número de frases enviadas. Em 24 de maio, revelamos o slogan vencedor e seu ganhador: “Mais que cinco estrelas, 200 milhões de corações”, que foi criado pelo goiano Leonardo Bressan. A seleção foi feita por meio de votação popular realizar no site da Fifa e contou com a participação de fãs de futebol do mundo todo”, diz Telecki, que acrescenta. “Desde fevereiro, estamos promovendo ativações em nossa rede de concessionárias. Até o fim da Copa, todas as lojas da rede permanecerão decoradas com itens que remetem ao torneio, como a mascote oficial Zabivaka e os arabescos típicos russos”.

No último mês de março a Hyundai apresentou uma série especial com o propósito de homenagear os brasileiros apaixonados por carro e futebol. A torcida teve como complemento um estádio virtual no qual “será feita uma competição mundial entre as torcidas para conferir qual é aquela que mais engaja participantes e estimula a sua seleção. O efeito das várias manifestações mixadas é muito envolvente e consegue transmitir as sensações vividas em um estádio real. Essa ação conta com o depoimento especial de algumas “lendas” do futebol, entre eles o nosso eterno capitão do penta, Cafu”.

A montadora adquiriu a cota do Top de 5 segundos da Rede Globo e marca presença no digital. “Desde março nos tornamos parceiros oficiais do Desimpedidos, maior canal dedicado ao futebol no mundo, com cerca de 6 milhões de inscritos. Por meio deles, engajamos nossos consumidores nas atividades pré-Copa do Mundo da Hyundai e, durante o campeonato, teremos flashes ao vivo e ações de live marketing diretamente da Rússia. O time Desimpedidos também vai cobrir as atividades da marca lá, como por exemplo, o dia a dia dos ganhadores de nossas promoções. Até maio, atingimos mais de 120 milhões de pessoas por meio de iniciativas digitais para a Copa do Mundo, com grande destaque para os vídeos Desafios do Fred, no qual apresentamos nossa série especial HB20 Copa do Mundo Fifa, que teve mais de 20 milhões de views”, finaliza Telecki.

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