Patriotismo e nostalgia embalam estratégia do Guaraná Antarctica

Patrocinadora da seleção brasileira resgata na sua comunicação ícones como o carrasco Caniggia

Originalidade, tradição e história são os principais pilares trabalhados pelo Guaraná Antarctica para a Copa do Mundo. Patrocinadora oficial da seleção brasileira desde 2002, a marca apostou no bom humor e na irreverência, traços também marcantes de nossa cultura, para comunicar seus atributos para o torneio na Rússia.

Trazendo o conceito Tudo Pela Seleção, o anunciante decidiu radicalizar e suspender a venda de refrigerantes até o fim de julho para os países que enfrentarão o Brasil no torneio. Os três filmes assinados pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi abordam a temática de maneira bem-humorada. O mais recente, lançado no fim de maio, resgata um personagem icônico da história do futebol: o carrasco Claudio Caniggia, autor do gol que eliminou o Brasil nas oitavas de final contra a Argentina, em 1990.

“Vamos para nossa quinta Copa do Mundo ao lado da seleção brasileira e o saldo tem sido muito positivo. A associação com a única equipe pentacampeã e mundialmente reconhecida como referência no futebol nos ajuda a levar nossa marca e traduzir toda a brasilidade que ela representa para nossos consumidores no Brasil e em outras partes do mundo”, avalia Jaqueline Barsi, gerente de marketing do Guaraná Antarctica.

Segundo a executiva, as ativações para a Copa têm sido planejadas desde julho de 2017, com um grande encontro na Granja Comary, com todas as agências envolvidas nos projetos e ativações. A ideia era garantir a sinergia entre as diferentes equipes, integrando as estratégias online e offline. A iniciativa parece estar dando certo. Ampliando o conceito trabalhado nos filmes, a Antarctica acaba de lançar ativação promocional com kits de futebol de botão. O projeto, desenvolvido pela agência BFerraz como parte da campanha Tudo pela seleção, ocorre em todos os estados do país e traz seis kits temáticos das seleções brasileiras campeãs de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 – além de um kit especial para o time de 2018, que tentará conquistar o hexa.

Completando o pool de ações para o torneio, a marca tem Gabriel Jesus como embaixador. Para ativar a parceria, tem feito ativações no país e no exterior. Para celebrar a convocação do atleta para a Copa, por exemplo, a companhia convidou o irmão e alguns fãs do craque para que, juntos, pintassem a rua que Gabriel Jesus mora em Manchester (Inglaterra) com as cores do Brasil. A ideia era resgatar o que o jogador fazia quando pequeno, em seu bairro, o Jardim Peri. “Com ações como essa deixamos que a personalidade do Gabriel Jesus se integre à da Antarctica e reforçamos a garra e o espírito do brasileiro”, finaliza Jaqueline.

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