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O 16º Fórum Empresarial, organizado pelo Lide, Grupo de Líderes Empresariais que agrega mais de 1,7 mil empresas afiliadas, representando 52% do PIB brasileiro, debate as ações necessárias para a retomada do crescimento no país, com representantes dos setores público e privado, no Hotel Wish Resort Golf Convention, em Foz de Iguaçu (PR), até este domingo (23).

As reformas da previdência, trabalhista e tributária pautaram grande parte do evento. Mendonça Filho, ministro da Educação, clamou aos empresários que se mobilizem na comunicação de massa para apoio as reformas. “Nos EUA, todo grande debate envolve propaganda na TV para explicar e engajar a sociedade e empresários. É preciso fazer isso no nosso país para aprovar reformas”, disse o ministro. Já a proposta do governo Michel Temer era de redução em 25% da publicidade em 2017, graças ao reajuste fiscal.

Neste mês, o Estadão publicou matéria que dizia que para atrair votos favoráveis à Reforma da Previdência, o governo federal estaria utilizando a verba destinada à publicidade, principalmente em rádios e TVs. A estratégia seria fazer com que locutores e apresentadores populares, principalmente no Nordeste, falassem de maneira favorável sobre as mudanças. Ainda de acordo com a reportagem, os veículos de comunicação que aderirem à campanha teriam direito à publicidade federal. Os responsáveis pela indicação da mídia que receberá a verba publicitária seriam deputados e senadores.

O Fórum Empresarial também trouxe temas como inovação e tecnologia. Cristina Palmaka, presidente da SAP, companhia alemã, criadora de softwares de gestão de empresas, disse que as empresas devem investir em tecnologia e inovação para sobreviver nesse cenário econômico complexo. “Estudos recentes mostraram a relevância do digital no Brasil, que ele representará 1,5% do PIB em incremento até 2020”, disse. A executiva destacou a apresentação de um manifesto entregue ao ministro Kassab, com proposta de digitalizar o país. “Com pontos relevantes como governança, competitividade e marco regulatório”. Para ela, pontos fundamentais para retomada do crescimento está também na digitalização profunda do governo para informação para o cidadão, big data, analítica e transparência. Além de gestão e eficiência.

O seminário também contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; os ministros Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação), Dyogo Oliveira (Planejamento), Sarney Filho (Meio Ambiente), Ricardo Barros (Saúde), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo); o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Ives Gandra Filho; os senadores Romero Jucá (PMDB/RR), Ronaldo Caiado (DEM/GO); o governador do Paraná, Beto Richa; e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro.

O Fórum tem o patrocínio da One Health, com apoio do Grupo Bandeirantes e Multiplan, além da participação da Embraer e participação especial de Accenture, Cine, Cyrela, KPMG, Líder Aviação, Mercedes Benz, Rede D’or, Souza Cruz, Ultrafarma Verzani e Sandrini, com a colaboração do Itaú, Bemis, Gocil, Latam, Microsoft, Mont Blanc, Sax, Sky, Steelcase, TetraPak, 3 Corações, Videolar, e XP Investimentos. São fornecedores Agaxtur Cataratas do Iguaçu, CDN Comunicação, Chandon, Eccaplan, Mistral e Vinci, Orbital, Penalty, Rodobeans, UPS, Verde Musgo, e Vero Latte. As rádios Band AM, Band News FM, Jovem Pan, a Editora Três, Jornal Estadão, PR Newswire, PROPMARK, Revista Caras, Lide e Fórum e Negócios.