17º Fórum Empresarial Lide começa com foco em inovação

Michael Biltz, diretor executivo da Accenture, deu o recado: o futuro é hoje

O que o Facebook tem a ver com todas as empresas do mundo? Tudo. Não só porque elas passam pela plataforma de alguma maneira, mas porque a transformação por meio da tecnologia e a busca pela inovação e evolução tecnológica é constante no mercado. E isso diz muito sobre o futuro das companhias.

Esse foi um dos insights que Michael Biltz, diretor executivo da Accenture Technology & Innovation Office, passou durante sua apresentação de boas-vindas no 17º Fórum Empresarial Lide. O evento começou nesta quarta-feira (18) em Recife (PE), com o tema Democracia e Competitividade. Presidentes de empresas, autoridades e jornalistas acompanharam a palestra.

Gustavo Rampini/Divulgação

Segundo Gustavo Ene, CEO do Lide, o executivo é um dos maiores especialistas em tecnologia e inovação do mundo. "Ele lidera os esforços para redefinir as estratégias de inovação da companhia e o trabalho de sua equipe ajuda os clientes da Accenture a entender as mudanças tecnológicas que irão impactá-los nos próximos anos", disse.

Biltz explicou alguns impactos que o Facebook causou no comportamento das pessoas, na rotina e na forma como elas vivem. "O Facebook moldou a forma como as pessoas se comunicam", comentou. Ele também ressaltou o quanto a rede social negou ser uma empresa de mídia e como o atual escândalo envolvendo uso de dados de usuários impactou a plataforma e respinga no presente e futuro de todas as empresas. Para o executivo, um dos principais pontos é a confiança.

"O que isso tem a ver com a gente? Tudo. Todas as empresas estão se transformando em empresas de tecnologia. E isso terá um grande impacto. É preciso se preparar, estar pronto para ter responsabilidade pelo que faz e pelo que não faz, aproveitar parcerias para evoluir e criar a confiança para que o mundo deixe você fazer as mudanças necessárias", disse.

Ele também explanou sobre diversos aspectos de inovações já disponíveis ou em desenvolvimento hoje, e como o mundo dos negócios está utilizando isso, desde uma pessoa usando realidade virtual para guiar outra em consertos a provas de roupas com aplicativos de realidade aumentada. "Está acontecendo. Como usamos a tenologia para mudar o mundo que conhecemos hoje? Temos que começar a criar boas parcerias, com empresas, com governos, para ter confiança", reforçou.

Aproveitando a ocasião do evento, a Accenture fará na próxima quinta-feira (19) uma visita ao seu maior centro de inovação na América Latina e que completa um ano este mês. O Accenture Innovation Center inaugurado em abril de 2017 reúne projetos de transformação digital e tecnologia. Os participantes do Lide devem conhecer o trabalho de quatro startups parceiras cujas soluções têm grande capacidade transformadora.

Segundo a empresa, a capital pernambucana foi escolhida por causa de seu potencial de crescimento na região e dos talentos locais. Ele funciona como um hub para startups, inventores e criativos das mais diversas áreas do conhecimento.

Gustavo Rampini/Divulgação

_

O Fórum vai até o próximo sábado (21) e terá ainda o Prêmio Lide Empresarial 2018, e o seminário Lide, cujo tema é Democracia e Competitividade.

A premiação reconhecerá o trabalho realizado por executivos de diferentes setores, que contribuem para o crescimento da economia nacional. Entre os premiados estão Renato Vale, presidente do Grupo CCR, como Personalidade do Ano; Sergio Rial, presidente do Santander Brasil (Setor Financeiro); Flavio Dias, presidente da Via Varejo (Comércio); e Ana Beira, presidente do conselho da Ypê (Empresarial Feminina).

Dentro da agenda relacionada a economia, gestão empresarial, política e responsabilidade social, o seminário terá três painéis: A era reformista, Competitividade e emprego e Fortalecimento das instituições. Os participantes das mesas incluem Paulo Câmara, governador de Pernambuco; Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados; Raul Jungmann, ministro da Segurança Pública; Dyogo Oliveira, presidente do BNDES; João Carlos Brega, presidente da Whirpool América Latina; e Leonardo Framil, CEO do Brasil e América Latina da Accenture.

Leia mais
Fórum Empresarial Lide debate a competitividade
6º Fórum Lide do Varejo debate os desafios e futuro do setor

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações