Um levantamento da Ipsos, realizado especialmente para o Dia do Futebol, comemorado na última quarta-feira (19), revelou alguns aspectos do perfil dos fãs do esporte. O estudo analisou o comportamento de brasileiros que vivem em nove regiões metropolitanas do país ao longo de 2016, e o resultado aponta que 40% das pessoas têm interesse ou grande interesse no esporte. O levantamento identificou alguns dados curiosos: 11% dos entrevistados que gostam de futebol não apontaram um clube preferido. E, em tempos de proliferação de arenas e clubes de sócio-torcedor, o público que frequenta os estádios é de 25% da amostragem. Ao todo 61% dos fãs do esporte são homens, 40% pertencem à geração millenials (40%) e 30% à geração X.

Alguns dados sobre hábitos de mídia: 76% dos entrevistados que são fãs de futebol acessam a internet, e 29% consomem notícias esportivas online. O Rádio aparece em segundo lugar com 61% da preferência, seguido de jornais (42%) e TV paga (41%), praticamente empatados. Dos que têm TV paga, 72% responderam que acompanham programas pay-per-view. Outro dado: 48% dos entrevistados possuem smartphone, sendo que 30% assistem TV ou ouvem rádio no mobile.

Entre as mulheres entrevistadas nos nove mercados, 29% se interessam por futebol (um total de 6.575.000 de mulheres), e dessas, quase 50 % tem até 24 anos, mostrando uma renovação de audiência interessante para o esporte.

Das mulheres na amostra,  14,3% costumam acompanhar jogos em estádios, arenas e ginásios, e 49% consomem notícias esportivas na TV, na internet ou em jornais.