5 campanhas criativas sobre preservação do meio ambiente

Referências de peças consagradas que utilizaram a temática de conservação da natureza

Seja para ganhar prêmios, elevar a reputação da agência ou efetivamente contribuir com uma causa nobre, é fato que historicamente a propaganda sempre construiu trabalhos criativos notáveis sobre a temática de preservação da natureza. Como uma lembrança a este 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a lista abaixo relembra cinco campanhas interessantes com este viés.

Uma moedinha, por favor

A imagem de um “homem”, feito de folhas, pedindo esmolas no centro de Lima, capital do Peru, é uma mensagem emblemática sobre como a natureza clama por socorro. A ideia foi criada pela JWT local para o WWF.

Xixi no banho

A campanha da F/Nazca foi concebida com a ideia de levantar a questão da preservação do meio ambiente de forma descontraída e levar as pessoas a discutir e passar a mensagem a diante. Foi o primeiro case brasileiro premiado com um Leão (nesta caso de prata) na história da categoria Titanium no Cannes Lions. O trabalho foi criada pela a S.O.S. Mata Atlântica.

“Don’t F*ck the Ocean”

Você sabia que o plástico demora centenas de anos para se decompor na natureza? E que todo ano oito milhões de toneladas de lixo plástico chegam aos oceanos afetando mais de 600 espécies marinhas? A MTV decidiu mostrar isso da maneira mais inusitada e impactante possível, transformando plásticos jogados no oceano em dildos. A campanha “Don’t F*ck the Ocean. Do it with Yourself” foi criada pela Africa.

Cadê o gramado?

Você já se imaginou assistindo a um jogo de futebol e, durante a transmissão, perceber que o gramado está ficando gradualmente cinza? Essa foi a solução encontrada pela Grey141 para divulgar a campanha da WWF contra o desmatamento no país.

É pique, é pique, fogo!

Em 2017, quando comemorou 25 anos de sua atuação no Brasil, o Greenpeace encomendou uma campanha para a Y&R. O resultado foi um “parabéns” controverso. Ao invés de velinhas, a imagem mostra um incêndio florestal.    

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações